Economia

Dia Nacional do Corretor de Imóveis: pandemia exige novo perfil de profissional

A compra da casa própria é um dos principais sonhos dos brasileiros. De acordo com levantamento da Brain Consultoria Estratégica, 40% dos brasileiros pretendem comprar a casa própria em até dois anos. O número é bem maior que os 20% registrados no início da pandemia.

O aumento do interesse por imóveis pode ser explicado pelo fato de o próprio consumidor passar a ver a casa própria de forma diferente durante a pandemia, o que inclui a questão do home office (trabalho em casa).

Grande parte desse público mudou a forma de encontrar imóveis. Influenciados pela pandemia, os novos consumidores passaram a buscar por casas e apartamentos pela internet, acelerando uma tendência que já vinha crescendo para aquisições de menor valor e bens de consumo. Segundo levantamento do Google realizado no final de 2020, o número de pesquisas relacionadas a imóveis em outubro teve uma alta de 34% em comparação com o mesmo período de 2019.

Para o gestor de empresas e especialista em inovação, Marcos Henrique Santos, essa aceleração de tendência também provocou mudanças na forma de atuação dos corretores de imóveis. Antes da pandemia, boa parte do fechamento dos negócios imobiliários era feita de maneira presencial nos estandes de venda, nos decorados, nas construtoras ou nas imobiliárias.

“Houve uma intensificação no uso de ferramentas digitais para se alcançar os potenciais compradores, sendo que o corretor passou a utilizar mais a internet, aplicativos e videoconferências. Já as incorporadoras passaram a compreender a importância dos canais digitais e também passaram a investir mais na alimentação de seus conteúdos, como passeios virtuais, oferecendo mais informações sobre seus empreendimentos e dos locais onde estão localizados pela internet e mídias digitais”, explica o especialista.

Dessa forma, os potenciais compradores, já munidos das informações, passaram a chegar nos corretores e nas incorporadoras mais informados e, até certo ponto, decididos sobre a compra. “Portanto, o corretor de imóveis deve estar ainda preparado para agregar a esse consumidor decidido e bem informado”, completa Marcos.

O especialista acredita que o corretor de imóveis ainda tem papel de identificar o imóvel ideal para cada cliente, após identificar suas principais necessidades. “Ele precisa ainda estar capacitado a criar conexão com o cliente à distância. Nos canais on-line, o primeiro passo é estabelecer a confiança, elemento fundamental para que o cliente evolua para as outras fases do processo”, diz. Ainda de acordo com levantamento do Google, 28% das pesquisas relacionadas às pesquisas por novos imóveis no buscador revelavam que a atual moradia não atendia mais às necessidades dos moradores. Já 25% buscavam realizar o sonho da casa própria.

Patricia Lisboa

Recent Posts

Coluna DROPES estreia na semana do Dia do Jornalista

O novo conteúdo é publicado em parceria com o Jornal Mais Expressão

8 horas ago

Primeira fase de abertura do Centro Esportivo “Rei Pelé” começa na próxima segunda-feira

Funcionamento será em etapas e população terá vários espaços disponibilizados para atividades

15 horas ago

7ª edição da Páscoa Encantada é realizada hoje e amanhã

Evento conta com a participação da Família Coelho e shows, na Praça Prudente de Moraes,…

15 horas ago

BOLETIM DO TEMPO: 11, 12 e 13 de abril de 2025

Nesta sexta e sábado, a nebulosidade aumenta no decorrer do dia, mas, as chances de…

16 horas ago

Indaiatuba inicia a instalação das armadilhas EDLs recebidas do Ministério da Saúde

Primeiro bairro que recebeu as armadilhas é o Brig. Faria Lima (Cecap), seguido pelo Califórnia

2 dias ago

Governo do prefeito Custódio Tavares completa 100 dias

Mortes por dengue marcam período na área da saúde; Secretaria de Mobilidade Urbana segue só…

2 dias ago