Educação

Dia Nacional da Matemática: provas da olimpíada das escolas estaduais começam hoje

Nesta segunda-feira (6/5) é comemorado o Dia Nacional da Matemática. Nesta data, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) dá início à aplicação das provas da primeira Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais de São Paulo (Omasp). Os testes, que são a etapa decisiva para a premiação com 125 mil medalhas de ouro, prata e bronze, acontecem até a quinta-feira (9/5). As provas serão aplicadas a 760 alunos das escolas estaduais paulistas.

No primeiro dia, nesta segunda-feira (6/5), fazem a prova os alunos matriculados no 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. Na terça-feira (7/5), será a vez dos alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. Na quinta-feira (9/5), a prova da Omasp será destinada a estudantes das três séries do Ensino Médio.

Esta é a segunda fase da Omasp. Foram classificados para esta etapa, que antecede a entrega de medalhas, os estudantes com melhores notas na prova bimestral da Seduc-SP, a Prova Paulista.

“Estamos muito orgulhosos em promover essa Olimpíada de Matemática, inédita, própria e exclusiva para os estudantes da rede estadual de ensino. Nesta segunda fase, com uma prova que avalia o conhecimento de matemática por meio de questões de raciocínio lógico, 760 mil alunos concorrem às 125 mil medalhas de ouro, prata e bronze que serão distribuídas em grandes eventos regionais a partir do mês de junho. Essa é mais uma ação inédita da Educação que tem como objetivo descobrir talentos, valorizar o ensino de matemática e incentivar nossos estudantes a participarem das olimpíadas do conhecimento”, considera o coordenador da Omasp, Roberto Serra Campos Júnior.

Para todos os anos e séries, a prova da Omasp terá o mesmo formato: são 20 questões de múltipla escolha, de raciocínio lógico, e os estudantes terão 1h20 para concluir a avaliação. As provas serão acompanhadas por professores do quadro de cada unidade.

Como a Secretaria da Educação tem estudantes em três turnos, as provas dos estudantes que estão matriculados no período da manhã são diferentes das provas que serão aplicadas para aqueles que estudam à tarde e à noite, sucessivamente. No período da manhã, as provas começam às 8h, à tarde às 14h e, à noite, às 19h30.

Os resultados da Olimpíada devem ser anunciados até a segunda quinzena de maio. Os 125 mil estudantes com melhor desempenho receberão medalhas de ouro, prata e bronze, além de camisetas da Omasp.

Patricia Lisboa

Recent Posts

Eleições 2024: Prazo para partido, federação ou coligação pedir substituição de candidatura termina hoje (16)

Confira os marcos do calendário eleitoral que se encerram nesta segunda-feira

6 horas ago

BOLETIM DO TEMPO: 16, 17, 18 e 19 de setembro de 2024

Chuva fraca atinge Indaiatuba nesta segunda e ocorre queda nas temperaturas; entre terça e quinta,…

7 horas ago

Ponto Verde comemora aniversário de seis anos com programação especial neste final de semana

A Feira da Agricultura Familiar de Indaiatuba funciona ao lado da antiga estação do bairro…

3 dias ago

Professor Gleison Chagas lança livro na 27ª Bienal de SP em homenagem ao amigo que morreu de câncer

A renda da obra, que transmite mensagens de esperança e resiliência, será revertida para instituição…

3 dias ago

Mostra de Artes Cênicas leva peça infantil ao Piano

Encenação acontece hoje, a partir das 16h, com entrada gratuita

3 dias ago

BOLETIM DO TEMPO: 13, 14 e 15 de setembro de 2024

Em Indaiatuba, o tempo segue estável nesta sexta e sábado; no domingo, uma frente fria…

3 dias ago