Córrego do Barnabé tem 11 quilômetros de extensão ao longo do Parque Ecológico (Foto: Patrícia Lisboa/Dropes)
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Indaiatuba lança, nesta terça-feira (22/3), a campanha que traz o tema “Valorizar a Água é Preservar a Vida”, para comemorar o Dia Mundial da Água.
A autarquia destaca a importância dos mananciais de Indaiatuba, com destaque ao Córrego do Barnabé, curso hídrico que mantém a preservação do meio natural do Parque Ecológico de Indaiatuba, um dos principais pontos turísticos do município cuja urbanização completa 30 anos.
A proposta do Saae, a partir do tema da campanha, é mostrar à população a necessidade da consciência ambiental e a preservação dos recursos hídricos.
O Córrego do Barnabé, que tem 11 quilômetros de extensão ao longo do Parque Ecológico e desagua no seu afluente, o Rio Jundiaí.
QR CODE
Para a divulgação da Campanha “Valorizar a Água é Preservar a Vida”, o departamento de Comunicação do Saae desenvolveu uma cartilha sobre o Córrego do Barnabé, que estará disponível digitalmente nas peças publicitárias e mídias sociais da autarquia, através de um QR Code. Com isso, o material institucional poderá ser lido pelas câmeras da maioria dos celulares. A ideia de usar o QR Code é mais um cuidado do Saae com o meio ambiente ao buscar soluções eficientes e sustentáveis para informar sem necessidade de utilizar papel.
MANANCIAIS
Indaiatuba tem sete mananciais para abastecimento público de água. Além do Córrego do Barnabé, outras fontes de água são a Represa no Rio Capivari-Mirim, as Represas do Morungaba e do Cupini, Ribeirão Piraí, Córrego do Batatinha e Rio Jundiaí.
“Mas, é a partir do Córrego do Barnabé que é possível pensar como tudo começou e porque ele faz parte do desenvolvimento de Indaiatuba. Segundo consta na cronologia do município, no século XVIII, foi na foz do Córrego, que nasceu a cidade de Indaiatuba, quando o manancial era conhecido como Ribeirão Votura”, lembra o Saae.
A cidade cresceu e hoje ao entorno do Parque Ecológico, cortado pelo Córrego do Barnabé, se ergueram prédios, residências, comércios, a Prefeitura de Indaiatuba e muitos pontos conhecidos do município, transformando o local em um espaço para diversas vertentes de lazer, cultura e esportes. O espaço é um dos pontos preferidos de encontro de amigos e famílias.
O tema água tem sido debatido há anos e precisa continuar sendo ressaltado para que as próximas gerações saibam valorizar esse bem tão precioso. O superintendente do Saae, Pedro Claudio Salla, ressalta que a água é o recurso natural mais essencial para a sobrevivência da vida no planeta. “Nosso objetivo quando destacamos o Córrego do Barnabé nessa campanha é reforçar para todas as gerações a importância de todos preservarem e cuidarem dele, que está todo em perímetro urbano e mais sujeito ao lixo e aos descartes irregulares que acabam o poluindo”, destaca Salla.
O superintendente faz ainda um alerta: “Vamos pensar como seria nossa vida se não tivéssemos água para beber, cozinhar e tomar banho. A água faz parte do nosso dia-a-dia, sendo elemento essencial para todos os seres vivos do planeta. Assim, pequenas atitudes de cada cidadão são essenciais para a preservação dessa importante fonte de riqueza da natureza”, conclui.
PLANTIO
Para marcar da data em comemoração ao Dia Mundial da Água, 22 de março, terça-feira, o Saae e a Prefeitura de Indaiatuba promovem um plantio de árvores com os alunos da EMEB Prof. João Batista de Macedo. A previsão é que participem 60 crianças do 5º ano (Fase Inicial).
Nova coluna assinada pela jornalista Patrícia Lisboa, editora do site de notícias, tem estreia confirmada…
Em Indaiatuba, nesta sexta, ocorre muita nebulosidade e há chance de chuva; no sábado e…
O calendário de pagamento vai de 24 de abril até 8 de maio
A vítima é uma mulher, de 83 anos; ainda há 876 notificações de casos suspeitos…
Texto prevê dedução de até 90% do valor da multa e dos juros
Comissão da Câmara vai analisar reivindicações dos servidores inativos