Evento acontece no Casarão Pau Preto de Indaiatuba (Foto: Patrícia Lisboa/Dropes)

O Departamento de Preservação e Memória e do Arquivo Público Municipal de Indaiatuba participa da 8ª Semana Nacional de Arquivos, que acontece nos dias 4, 6 e 9 de junho, no bosque do Casarão Pau Preto. O tema escolhido para esta edição é “Arquivos Acessíveis”. A semana foi lançada pelo Arquivo Nacional e pela Fundação Casa de Rui Barbosa e é realizada de 3 a 9 de junho em todo o Brasil. A programação conta também com apresentação da Roda de Choro, no encerramento do evento.

O objetivo é celebrar o Dia Internacional dos Arquivos, que é comemorado no dia 9 de junho. Nestes dias, diversas instituições arquivísticas, centros de memória e de documentação e demais entidades fazem uma programação especial com eventos acadêmicos e artístico-cultural. O intuito desta ação é abrir os arquivos para a sociedade e divulgar o trabalho de salvaguarda do patrimônio documental desenvolvido no país.

PROGRAMAÇÃO

Neste ano, a novidade da programação são as ações educativas do Projeto “Arquivo em Movimento” destinadas aos alunos dos 4 º anos do Ensino Público Municipal, em parceria com o Museu Municipal sediado no Casarão Pau Preto. Serão realizadas as ações a partir da “Galeria a Céu Aberto”, nos dias 4 e 6 de junho, das 8h30 às 13h30, no Bosque do Casarão Pau Preto. O espaço foi entregue na última quinta-feira (23) com o intuito de celebrar a criatividade, sustentabilidade e a arte urbana com a exposição “A Cidade em Colagens Urbanas” que conta a história de lugares de Indaiatuba, por meio de pesquisas realizadas por documentos do acervo do Arquivo Público Municipal. O visitante poderá acessar as informações de cada obra pelo código QR code disponibilizado.

Já no dia 9 de junho (domingo), das 10 às 12h, no Casarão Pau Preto, acontece a apresentação da Roda de Choro promovida pelo Núcleo Musical Nabor Pires Camargo. A programação conta com um repertório de músicas do famoso compositor, na qual grande parte de suas partituras encontram-se em seu acervo doado ao Arquivo Público Municipal e fazem parte do projeto de divulgação desenvolvido pelos músicos que compõe o Núcleo. A entrada é gratuita.

O Casarão Pau Preto fica na Rua Pedro Gonçalves, 477, no Centro de Indaiatuba.