Política

Decisão sobre nova prorrogação da fase emergencial sairá na sexta-feira

Por Patrícia Lisboa

O governo do Estado decidirá sobre nova prorrogação da fase emergencial do Plano São Paulo, na próxima sexta-feira (9/4).

Em entrevista coletiva, nesta quarta-feira (7/4), o coordenador do Centro de Contingência do Estado, Paulo Menezes, disse que “é provável” que as restrições da fase emergencial sejam mantidas por mais algum tempo, sem especificar quanto.

O governador João Doria (PSDB), antecipou que atenderá a recomendação da área científica.

“O Centro de Contingência está discutindo a situação. Nós, felizmente, conseguimos uma desaceleração. Já há esses indicadores de melhora, pequena, mas é uma melhora e que deve prosseguir nas próximas semanas.

Estamos discutindo a necessidade de extensão ou não da fase emergencial. Na sexta-feira, nós vamos passar a recomendação do governo, que vai decidir como encaminhar essa recomendação. É bem provável que nós continuemos com os níveis de restrição, que nós temos hoje, por mais algum tempo”, disse o coordenador do Centro de Contingência, Paulo Menezes.

As medidas mais rígidas de restrição de circulação e atividades estão em vigor nas 645 cidades do Estado desde o dia 15 deste mês, para frear o aumento de casos e mortes por covid-19 e reduzir a sobrecarga em hospitais públicos e particulares.

O primeiro período estipulado encerraria no dia 30 de março, mas, no último dia 26, o governo decidiu estender a fase emergencial até o próximo dia 11.

Para reforçar o distanciamento social e reduzir a circulação urbana, a fase emergencial aumenta restrições de algumas atividades comerciais autorizadas na etapa vermelha do Plano São Paulo – que só permite atividades essenciais e fecha academias, cinemas, entre outros.

Estão proibidas as retiradas presenciais de produtos em restaurantes e lanchonetes, o atendimento presencial em lojas de material de construção, as celebrações religiosas coletivas e atividades esportivas em grupo.

Lojas e restaurantes só podem fazer entregas a clientes dentro de veículos (drive-thru), entre 5h e 20h, ou por entrega em sistema delivery por telefone ou aplicativo.

Não há restrição ao funcionamento de supermercados. Mercearias e padarias podem funcionar seguindo as regras de mercados, com proibição de consumo no local.

O teletrabalho é obrigatório para todas as atividades administrativas não essenciais do serviço público e também na iniciativa privada. Todas as medidas visam reduzir a circulação de ao menos 4 milhões de pessoas por meio das restrições adicionais.

Patricia Lisboa

Recent Posts

Veja momentos do Desfile de Sete de Setembro em Indaiatuba

Bexigas biodegradáveis contendo sementes de plantas foram soltas durante o evento cívico, no Parque Ecológico

10 horas ago

Confira a programação do Desfile de Sete de Setembro em Indaiatuba

Evento cívico está previsto para iniciar às 8h45 e terminar às 12h, na Avenida Engenheiro…

2 dias ago

Matrículas para ano letivo de 2025 serão automáticas para alunos da rede

Para alunos que estão fora da rede, matrículas podem ser feitas até o dia 13…

2 dias ago

BOLETIM DO TEMPO: 6, 7 e 8 de setembro de 2024

Ocorre variação da nebulosidade, nesta sexta, mas, não chove; as temperaturas têm ligeira queda, hoje,…

2 dias ago

Licenciamento 2024 chega às placas 5 e 6 em setembro no estado de SP

O calendário do licenciamento 2024 teve início em julho, com placas de final 1 e…

3 dias ago

Poupatempo fecha no feriado de 7 de setembro

As opções digitais serão mantidas, com mais de 3,4 mil serviços disponíveis à população; atividades…

3 dias ago