Saae alerta para a economia de água no período de estiagem (Foto: Patrícia Lisboa/Dropes)
O consumo diário de água por pessoa, em Indaiatuba, está entre os mais altos do Estado de São Paulo, segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Diagnósticos (SNIS), do Ministério do Desenvolvimento Regional. O dado é referente a 2020, primeiro ano da pandemia de covid-19.
Com uma população de 253 mil habitantes, em 2020, o município teve média de gasto de 202 litros por pessoa por dia, enquanto o consumo médio do Estado de São Paulo é de 176 litros e do Brasil é de 152 litros por pessoa, por dia.
A Organização das Nações Unidas (ONU) considera que, por dia, são suficientes 110 litros de água por pessoa.
Para evitar desabastecimento de água – risco acentuado pela falta de chuvas – o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), responsável pela distribuição de água, em Indaiatuba, mantém uma campanha sobre a importância do consumo consciente. (Confira dicas para economizar água abaixo)
A autarquia também faz ações contínuas de combate às perdas de água no sistema de distribuição, de recuperação de nascentes e desassoreamentos para aumentar a oferta de água nos rios, além de promover programas de educação ambiental.
O Consórcio PCJ, que é formado pelos municípios abrangidos pelas bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, também tem alertado para riscos de diminuição na oferta de água para a população, por causa da estiagem, que tem sido mais severa, nos últimos anos.
Diante da escassez hídrica e o elevado consumo de água, os órgãos competentes destacam a necessidade de a população fazer a parte dela, evitando o desperdício de água, especialmente nesse período de estiagem.
DICAS PARA ECONOMIZAR ÁGUA
Em episódio do PodCast do Dropes, a presidente da sociedade mantenedora, Maria Paula Bannwart Amgarten,…
A conversa é com Maria Paula Bannwart Amgarten, presidente da Sociedade Escolar São Nicolau de…
Nova coluna assinada pela jornalista Patrícia Lisboa, editora do site de notícias, tem estreia confirmada…
Em Indaiatuba, nesta sexta, ocorre muita nebulosidade e há chance de chuva; no sábado e…
O calendário de pagamento vai de 24 de abril até 8 de maio
A vítima é uma mulher, de 83 anos; ainda há 876 notificações de casos suspeitos…