Economia

Confira setores em alta durante o outono para micro, pequenos e médios empresários no Estado de SP

O outono, que ocorre entre março e junho, traz mudanças climáticas que impactam diretamente o comportamento do consumidor e diversos setores da economia. Com temperaturas mais amenas e a sazonalidade de diversos produtos agrícolas, algumas áreas ganham destaque e apresentam crescimento nas vendas.

De acordo com a FecomercioSP, o varejo no estado de São Paulo fechou 2024 com um desempenho excepcional, alcançando um faturamento de R$ 1,42 trilhão — alta de 9,3% em comparação a 2023. Sete das nove atividades pesquisadas bateram recorde histórico de faturamento, destacando-se setores como concessionárias de veículos, lojas de autopeças e acessórios, farmácias e perfumarias.

Para os micro, pequenos e médios empresários, identificar essas tendências sazonais é essencial para o planejamento de estoques, estratégias de marketing e investimentos em expansão. A Desenvolve SP destaca os segmentos que devem se beneficiar neste período e como o crédito pode impulsionar negócios nesta estação.

SETORES EM CRESCIMENTO NO OUTONO

Vestuário e Acessórios de moda

Embora o outono de 2025 seja previsto como mais quente que o usual, o varejo de moda pode se adaptar oferecendo roupas e acessórios adequados ao clima. Pequenos e médios lojistas que ajustarem suas coleções às condições climáticas podem potencializar seus resultados com promoções e lançamentos sazonais.

Alimentação e Bebidas

Com o aumento das temperaturas, há uma demanda crescente por bebidas refrescantes e alimentos leves. Restaurantes, cafeterias e mercados podem investir em novas máquinas e equipamentos para oferecer sucos naturais, smoothies e saladas frescas, atendendo às preferências dos consumidores durante o outono quente.

Supermercados e Hortifrútis

A sazonalidade das frutas de outono aquece as vendas em feiras e mercados. Comerciantes que oferecem produtos frescos e sustentáveis têm vantagem competitiva, acompanhando a crescente demanda por alimentação saudável.

Farmácias e Produtos de Saúde

Com a chegada do tempo mais seco e o aumento dos ventos, cresce a procura por produtos que auxiliem na manutenção da saúde respiratória e no bem-estar. Desta forma, pequenas farmácias e lojas de produtos naturais passam a oferecer produtos que promovam a saúde preventiva.

Construção e Reformas

A redução das chuvas e umidade mais controlada favorecem o setor de construção e reformas. Pequenos negócios que fornecem materiais de construção, pintura e manutenção predial encontram boas oportunidades nesta estação.

Turismo e Hospedagem

O clima ameno e as paisagens marcadas pelas folhas secas tornam o outono um período favorável para o turismo. Pequenas pousadas e empresas de turismo podem atrair visitantes com pacotes especiais e experiências sazonais.

(Fonte: Agência SP)

dropes

Recent Posts

Núcleo de Canto Coral faz homenagem a Milton Nascimento em concerto

A apresentação acontece na Sala Acrísio de Camargo, nesta quinta, como parte da programação do…

19 horas ago

Fiec receberá inscrições para o Programa de Inclusão Digital no período de 26 de maio a 2 de junho

As aulas dos cursos de informática são gratuitas e acontecem em diferentes locais

19 horas ago

Espaço Viber recebe a 11ª edição da Feira das Indústrias nesta semana

Evento acontece desta terça a quinta-feira e tem entrada gratuita

1 dia ago

BOLETIM DO TEMPO: 19, 20, 21 E 22 de maio de 2025

Desta segunda a quinta-feira, em Indaiatuba, o tempo segue estável, com predomínio do sol e…

1 dia ago

Coluna DROPES: O assunto é a falta de leitos em UTI para recém-nascidos

O conteúdo é publicado em parceria com o Jornal Mais Expressão

1 dia ago

Paulo Miklos se apresenta com a Sinfônica de Indaiatuba neste domingo

Show acontece no Parque Ecológico, dentro da programação do Maio Musical, com entrada gratuita

3 dias ago