A vice-presidente do Comtur, Gesiane Zanella, e a secretária Elaine Gomes, entregam convite para o evento ao produtor rural do bairro Videiras, Ari Facchini (Foto: Patrícia Lisboa)
O desenvolvimento do turismo na região rural de Indaiatuba é tema frequente das reuniões ordinárias do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e, no dia 31 de outubro, para ampliar o diálogo sobre o assunto, o órgão realiza um encontro com empreendedores do município, na antiga estação ferroviária do bairro Itaici, a partir das 19h. A estação fica na Rua Francisco Araújo, 49, ao lado do Ponto Verde. A reunião é aberta a todos os interessados no tema.
A proposta do encontro é fazer uma apresentação do próprio Comtur aos empreendedores e coletar as demandas deles, afim de obter subsídios para propor políticas públicas que possam contribuir para a ampliação do turismo, em seus mais diversos segmentos, em Indaiatuba.
Já confirmaram presença no evento representantes da Corredor Turístico VITI Indaiatuba (Rota VITI), que é um grupo informal composto por agentes públicos e privados do setor turístico da cidade, que atua para promover o turismo vitivinícola, rural, ambiental, histórico, cultural, gastronômico, esportivo, de aventura e também eventos nos bairros da região rural do município, sendo eles, Videiras, Itaici, Tombadouro e Itaboraí. As letras iniciais das localidades dão origem ao nome VITI.
O encontro que será promovido pelo Comtur também visa auxiliar na comunicação dos empreendedores com os órgãos governamentais que possam adotar medidas efetivas para a exploração do potencial turístico de Indaiatuba e para que o desenvolvimento do turismo ocorra de modo sustentável.
O Comtur – que é vinculado à Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Departamento de Turismo – tem como atribuições colaborar com o Executivo Municipal no planejamento da política municipal de turismo, propor estudos e ações que possam fomentar o setor turístico no município, que contribui para a geração de emprego e renda e a manutenção da qualidade de vida da população.
O conselho é um órgão consultivo e os conselheiros realizam o trabalho de modo voluntário, sem remuneração. O Comtur de Indaiatuba possui representantes dos órgãos públicos, sendo eles, as secretarias municipais de cultura, educação, esportes e de serviços urbanos; e da sociedade civil, incluindo hotéis, bares, restaurantes, clubes, associação comercial, agências de turismo, artesãos e imprensa.
As reuniões do Comtur são abertas ao público em geral. As pautas e as atas das reuniões podem ser conferidas na Imprensa Oficial do Município, que pode ser acessada pelo site da Prefeitura.
SERVIÇO
1º Encontro sobre o Desenvolvimento do Turismo Rural – Comtur Indaiatuba
Data: 31/10 (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Antiga Estação Ferroviária de Itaici, Rua Francisco Araújo, 49, bairro Itaici
Entrada: aberta ao público em geral
Em episódio do PodCast do Dropes, a presidente da sociedade mantenedora, Maria Paula Bannwart Amgarten,…
A conversa é com Maria Paula Bannwart Amgarten, presidente da Sociedade Escolar São Nicolau de…
Nova coluna assinada pela jornalista Patrícia Lisboa, editora do site de notícias, tem estreia confirmada…
Em Indaiatuba, nesta sexta, ocorre muita nebulosidade e há chance de chuva; no sábado e…
O calendário de pagamento vai de 24 de abril até 8 de maio
A vítima é uma mulher, de 83 anos; ainda há 876 notificações de casos suspeitos…