Saúde

Com explosão de casos de sintomas gripais, tempo de espera no pronto atendimento chega a 3h30 na rede municipal de Indaiatuba

Por Patrícia Lisboa

A rede municipal de saúde de Indaiatuba registra um aumento expressivo na procura pelo pronto atendimento médico, que é oferecido no pronto socorro do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc), na UPA-24h e no Minha Saúde (telemedicina), por causa da explosão dos casos de sintomas gripais, neste início de 2022.

Com isso, o tempo médio de espera no pronto socorro do Haoc chegou a 3h35, na última segunda-feira (3/1), primeiro dia útil de 2022. Na UPA-24h, na mesma data, também em média, foram três horas de espera para ser atendido.

Só na última segunda-feira (3/1), o PS do Haoc, a UPA-24h e o Minha Saúde atenderam 1.717 pacientes, a maioria com sintomas gripais. O aumento apurado na primeira segunda-feira de 2022 é de 519 pacientes (43% a mais) em comparação ao total de pacientes atendidos no dia 6 de dezembro, quase um mês atrás, antes das festas e viagens de final de ano.

Os dados foram informados pela Secretaria Municipal de Saúde, nesta quinta-feira (6/1), a pedido da reportagem do DROPES.

Por causa da diferença no total de pacientes atendidos no último dia 3 e no dia 6 de dezembro, a secretaria considera que a explosão de casos de sintomas gripais é reflexo das aglomerações durante as confraternizações e viagens do final do ano de 2021. Além disso, cerca de 30% dos pacientes atendidos, na segunda (3/1), eram de outros municípios, segundo a secretaria.

Para evitar o contágio pelo coronavírus, que causa a covid-19, e o vírus da gripe, é importante manter os cuidados com uso da máscara, álcool em gel, lavagem frequente das mães e evitar aglomerações de pessoas.

MEDIDAS

Para reforçar o atendimento dos casos de sintomas gripais, a Secretaria Municipal de Saúde suspendeu temporariamente as consultas pré-agendadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que também passam a fazer a testagem de covid-19.

A orientação é para que os pacientes com sintomas gripais leves como, febre, dor de cabeça, tosse, coriza, procurem a UBS mais próxima da sua residência em vez de ir ao Haoc ou UPA.

Também é possível realizar o atendimento médico por meio da plataforma Minha Saúde, pelo site da Prefeitura, que funciona diariamente (segunda a segunda), das 8h às 20h.

Os pacientes com sintomas mais graves devem se dirigir ao pronto socorro do Haoc ou a UPA-24h, localizada no Jardim Morada do Sol.

Patricia Lisboa

Recent Posts

Acafi e Rosa de Saron concorrem na 25ª edição do Grammy Latino na categoria de Música Cristã

"In Concert" é o álbum indicado ao prêmio; orquestra e banda participaram do Maio Musical…

14 minutos ago

Eleitores de Indaiatuba terão transporte coletivo urbano gratuito no dia da Eleição Municipal

Os ônibus circularão com grade de horário de sábado, no dia 6 de outubro

3 horas ago

Dia da Árvore será comemorado com o plantio de 500 mudas no Centro Esportivo Rei Pelé em Indaiatuba

Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente realiza mais ações durante a semana para lembrar…

3 horas ago

Indaiatuba passa a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro

Conselho Municipal de Turismo, o Comtur, também é reconhecido pelo governo federal

4 horas ago

Semana Nacional de Trânsito: Detran-SP reforça fiscalização contra consumo de álcool entre motoristas

Operação tem objetivo de reduzir e prevenir sinistros causados pelo consumo de bebida alcoólica ao…

1 dia ago

Projeto “Trem das Artes” acontece no Museu Ferroviário de Indaiatuba domingo

Feira de Artes e Artesanatos e a locomotiva a vapor são as atrações dessa edição…

1 dia ago