Saúde

Com explosão de casos de sintomas gripais, tempo de espera no pronto atendimento chega a 3h30 na rede municipal de Indaiatuba

Por Patrícia Lisboa

A rede municipal de saúde de Indaiatuba registra um aumento expressivo na procura pelo pronto atendimento médico, que é oferecido no pronto socorro do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc), na UPA-24h e no Minha Saúde (telemedicina), por causa da explosão dos casos de sintomas gripais, neste início de 2022.

Com isso, o tempo médio de espera no pronto socorro do Haoc chegou a 3h35, na última segunda-feira (3/1), primeiro dia útil de 2022. Na UPA-24h, na mesma data, também em média, foram três horas de espera para ser atendido.

Só na última segunda-feira (3/1), o PS do Haoc, a UPA-24h e o Minha Saúde atenderam 1.717 pacientes, a maioria com sintomas gripais. O aumento apurado na primeira segunda-feira de 2022 é de 519 pacientes (43% a mais) em comparação ao total de pacientes atendidos no dia 6 de dezembro, quase um mês atrás, antes das festas e viagens de final de ano.

Os dados foram informados pela Secretaria Municipal de Saúde, nesta quinta-feira (6/1), a pedido da reportagem do DROPES.

Por causa da diferença no total de pacientes atendidos no último dia 3 e no dia 6 de dezembro, a secretaria considera que a explosão de casos de sintomas gripais é reflexo das aglomerações durante as confraternizações e viagens do final do ano de 2021. Além disso, cerca de 30% dos pacientes atendidos, na segunda (3/1), eram de outros municípios, segundo a secretaria.

Para evitar o contágio pelo coronavírus, que causa a covid-19, e o vírus da gripe, é importante manter os cuidados com uso da máscara, álcool em gel, lavagem frequente das mães e evitar aglomerações de pessoas.

MEDIDAS

Para reforçar o atendimento dos casos de sintomas gripais, a Secretaria Municipal de Saúde suspendeu temporariamente as consultas pré-agendadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que também passam a fazer a testagem de covid-19.

A orientação é para que os pacientes com sintomas gripais leves como, febre, dor de cabeça, tosse, coriza, procurem a UBS mais próxima da sua residência em vez de ir ao Haoc ou UPA.

Também é possível realizar o atendimento médico por meio da plataforma Minha Saúde, pelo site da Prefeitura, que funciona diariamente (segunda a segunda), das 8h às 20h.

Os pacientes com sintomas mais graves devem se dirigir ao pronto socorro do Haoc ou a UPA-24h, localizada no Jardim Morada do Sol.

Patricia Lisboa

Recent Posts

Bosque do Saber recebe a 82ª edição do Domingo Ecológico

Evento conta com várias atrações gratuitas, como teatro e atividades interativas

11 horas ago

3ª edição do Pedal de Natal está com as inscrições abertas

Evento acontece na primeira semana de dezembro e é organizado pelo Departamento Municipal de Turismo

11 horas ago

“Tons Natalinos”: Acafi realiza concertos dias 7 e 8 de dezembro

Apresentações acontecem no palco em frente à Prefeitura e no Mosteiro de Itaici, com entrada…

18 horas ago

Natação de Indaiatuba conquista o 3º lugar no Campeonato Paulista Júnior e Sênior de Verão e SP Open

Dois atletas do município atingiram recorde paulista: Lucas Batista Gomes e Mercedes Carolina Toledo

1 dia ago

3ª Caminhada Antirracista marca Dia da Consciência Negra em Indaiatuba

Ação foi promovida pelo Conselho de Promoção da Igualdade Racial

2 dias ago