Geral

Cinco dicas para proteger seu pet do barulho nas festas de fim de ano

A festa de Ano Novo se aproxima e com elas uma preocupação: como proteger o pet do barulho dos fogos e rojões e, principalmente, evitar fugas e outros transtornos comuns nesta época do ano, já que esses artifícios são verdadeiros pesadelos para a maioria dos cães.

“Eles têm ouvidos muito sensíveis, capazes de ouvir timbres inaudíveis para nós, humanos. Se para nós os fogos já são barulhentos, para eles é um enorme estardalhaço”, explica dra. Ana Catarina Valle, especialista em medicina veterinária Integrativa. Segundo ela, dependendo da intensidade dos fogos, eles podem causar dor no animal e até mesmo danificar a audição de um filhote.

Quem tem um pet que sofre nestes dias sabe como é desesperador vê-los em estado de estresse, sentindo-se ameaçados e procurando abrigo; muitas vezes, acalmá-los é muito difícil. Por isso, a veterinária preparou uma lista com dicas que pode ajudar a mantê-los sob controle e em segurança. Confira:

1 – Fique perto do animal

Deixá-lo sozinho pode aumentar a sensação de insegurança causada pelo barulho. Mantenha-se ao lado dele e, na medida do possível, procure distraí-lo com petiscos e brincadeiras. Mas, caso ele demonstre preferir ficar isolado, respeite a necessidade dele.

2 – Deixe-o em um ambiente de som mais abafado

Pode ser um quarto, um banheiro mais afastado do burburinho. Ligue uma música clássica ou indicada para relaxamento para que seu pet escute. Isso vai ajudar a acalmá-lo e mudar o foco dos ruídos dos fogos.

3 – Procure um veterinário que avalie o uso de homeopatia e florais

“Estes medicamentos não possuem contraindicações e podem ajudar a manter os animais mais calmos nestas ocasiões, com o uso preventivo e prolongado antes do período de festas”, diz dra. Ana Catarina. Ela conta que há muitos feedbacks positivos quanto aos resultados, sendo que alguns desses remédios possuem ação rápida.

4 – Utilize protetores auriculares próprios para pets

Existem hoje no mercado protetores auriculares próprios para pet, capazes de reduzir o impacto do barulho. Alguns possuem espumas que absorvem as ondas sonoras, potencializando conforto para o pet.

5 – Garanta que o pet tenha um abrigo

Para que ele se sinta mais seguro quando estiver com medo, mantenha por perto uma casinha, caminha ou caixa de transporte à qual ele esteja acostumado.

Lembre-se também que a movimentação de pessoas estranhas para lá e para cá em dia de festa também pode contribuir para o estresse e a ansiedade de seu bichinho, portanto isolá-lo do movimento é a melhor opção.

Patricia Lisboa

Recent Posts

Acafi e Rosa de Saron concorrem na 25ª edição do Grammy Latino na categoria de Música Cristã

"In Concert" é o álbum indicado ao prêmio; orquestra e banda participaram do Maio Musical…

57 minutos ago

Eleitores de Indaiatuba terão transporte coletivo urbano gratuito no dia da Eleição Municipal

Os ônibus circularão com grade de horário de sábado, no dia 6 de outubro

4 horas ago

Dia da Árvore será comemorado com o plantio de 500 mudas no Centro Esportivo Rei Pelé em Indaiatuba

Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente realiza mais ações durante a semana para lembrar…

4 horas ago

Indaiatuba passa a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro

Conselho Municipal de Turismo, o Comtur, também é reconhecido pelo governo federal

5 horas ago

Semana Nacional de Trânsito: Detran-SP reforça fiscalização contra consumo de álcool entre motoristas

Operação tem objetivo de reduzir e prevenir sinistros causados pelo consumo de bebida alcoólica ao…

1 dia ago

Projeto “Trem das Artes” acontece no Museu Ferroviário de Indaiatuba domingo

Feira de Artes e Artesanatos e a locomotiva a vapor são as atrações dessa edição…

1 dia ago