A Literatura de Cordel é uma manifestação da cultura popular brasileira que teve origem no Nordeste e é composta por poemas escritos em linguagem popular, ricos em rimas e na perfeição métrica dos seus versos. Para conhecer um poucos mais deste formato de escrita, a Secretaria de Cultura de Indaiatuba oferece vagas na oficina “Acordando o Cordel”, que acontece neste domingo (18/6), das 10h às 12h, no Casarão Pau Preto. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no portal Cultura Online, no site da Prefeitura de Indaiatuba.
“Neste encontro, vamos despertar a produção poética e artística do cordelista que existe em cada um de nós”, destaca a oficineira Mariane Sievert. “Conheceremos um pouco mais sobre a história deste formato de escrita, adentrando no universo inspirador que nos cerca para escolhermos temas diversos que serão nosso ponto de partida para a produção das rimas do cordel”, acrescenta.
Para a criação do cordel, será utilizada a isogravura, uma técnica de gravura adaptada da xilogravura que utiliza como suporte o isopor, ao invés de madeira. “Vamos utilizar a isogravura para ilustrar nossa escrita e os trabalhos serão expostos durante o evento Jardim das Letras, que acontece no dia 25”, comenta Mariane. Serão disponibilizadas 20 vagas para participantes entre 7 a 11 anos de idade.
Mariane Sievert é escritora e inspiradora da Casa Aberta Coletivo de Ideias. Poeta, criadora do Presente Poema, e facilitadora de oficinas de escrita sensível, foi professora Freinet durante 15 anos em Blumenau. Natural de Itajaí, Santa Catarina, chega este ano a Indaiatuba para junto aos artistas da região, semear arte no olhar e no coração do público.
SERVIÇO
Oficina Acordando o Cordel
Data: 18 de junho
Horário: 10h às 12h
Inscrições gratuitas: acesse o link aqui
Público: 7 a 11 anos
Evento conta com várias atrações gratuitas, como teatro e atividades interativas
Evento acontece na primeira semana de dezembro e é organizado pelo Departamento Municipal de Turismo
Apresentações acontecem no palco em frente à Prefeitura e no Mosteiro de Itaici, com entrada…
Dois atletas do município atingiram recorde paulista: Lucas Batista Gomes e Mercedes Carolina Toledo
Programação conta com shows, exposição e exibição de filme
Ação foi promovida pelo Conselho de Promoção da Igualdade Racial