Procon dá dicas para consumidor na hora das compras do Dia dos Pais (Foto: Arquivo/Patrícia Lisboa/Dropes)
O Dia dos Pais, este ano, será comemorado neste domingo (14/8). Para ajudar nas compras dos presentes, o Procon de Campinas preparou uma cartilha com várias dicas para orientar o consumidor que está em busca de presente para a data.
O documento está disponível no endereço eletrônico www.procon.campinas.sp.gov.br e traz orientações sobre compras e contratação de serviços, política de troca, defeitos, descumprimento de ofertas, direito de arrependimento entre outros cuidados necessários na hora de adquirir os produtos e serviços no mercado de consumo.
A primeira dica do órgão é pesquisar preços. De acordo com o Procon, a pesquisa de preço pode gerar uma economia significativa para o orçamento da família.
“O recomendável é que antes de realizar as suas compras o consumidor verifique o orçamento familiar e defina um valor que poderá gastar sem comprometer a economia doméstica e depois pesquise preços ente os estabelecimentos”, disse Yara Pupo, diretora do Procon.
O material também aborda orientações sobre a troca de produtos e garantia.
O Procon alerta que, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), a loja não está obrigada a trocar mercadorias em razão da cor e tamanho, por exemplo. No entanto, se o estabelecimento ofertar este tipo de serviço, ele deve informar as condições para que essa troca possa ser realizada.
Já em relação à garantia, o serviço ressalta que a contratação de garantia estendida (uma espécie de seguro) deve ser uma opção do consumidor e jamais imposta na contratação.
COMÉRCIO ELETRÔNICO
As compras pela internet facilitam a vida de quem não tem tempo de ficar pesquisando nas lojas físicas, mas, assim como nas lojas físicas, exigem cuidados.
Uma das orientações do Procon é para que o consumidor sempre que for realizar compras por essa modalidade verifique se o site informa o endereço físico e CNPJ do fornecedor.
Vale lembrar que no comércio eletrônico, o consumidor tem direito de desistir da contratação no prazo de até sete dias da assinatura do contrato ou entrega do produto. Não é preciso apresentar justificativas, basta contatar a empresa e solicitar o cancelamento.
Por fim, o órgão destaca que o consumidor também deve sempre exigir a nota fiscal, porque este documento é o único comprovante de compra caso ele precise trocar o produto ou até mesmo registrar uma reclamação no órgão de defesa do consumidor.
Em caso de dúvidas ou descumprimento dos direitos estabelecidos no CDC, o munícipe pode entrar em contato com o Procon pelo telefone 151 ou procurar um dos postos de atendimento do órgão.
Nova coluna assinada pela jornalista Patrícia Lisboa, editora do site de notícias, tem estreia confirmada…
Em Indaiatuba, nesta sexta, ocorre muita nebulosidade e há chance de chuva; no sábado e…
O calendário de pagamento vai de 24 de abril até 8 de maio
A vítima é uma mulher, de 83 anos; ainda há 876 notificações de casos suspeitos…
Texto prevê dedução de até 90% do valor da multa e dos juros
Comissão da Câmara vai analisar reivindicações dos servidores inativos