Destaque

Campinas faz alerta para nova variante do coronavírus

A suspeita de uma nova variante do coronavírus circulando em Campinas, levou o Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) a fazer um alerta na tarde desta quarta-feira (17/2). A medida foi tomada após o órgão municipal registrar um aumento de casos e internações na cidade. Em razão disso, a Secretaria Municipal de Saúde conseguiu autorização para realizar o sequenciamento genético de pacientes junto ao Instituto Adolfo Lutz.

A nova variante da covid-19, cepa detectada em Manaus, foi chamada de P1, que é considerada mais infecciosa. O Instituto Adolfo Lutz fará o sequenciamento genético do coronavírus em pacientes graves, em menores de 40 anos e em casos de reinfecção em Campinas.

De acordo com a Secretaria, a taxa de transmissão do coronavírus está em 1,2, ou seja, cada 100 infectados transmite o vírus para 120 pessoas.

Segundo a diretora da Vigilância em Saúde, Andrea Von Zuben, trata-se de suspeita de que a variante possa ser responsável pelo avanço da doença. Outra hipótese é que o aumento da transmissão possa ser decorrente das aglomerações que vêm sendo registradas em Campinas, em festas clandestinas.

Na segunda-feira, dia 15/2, a Secretaria de Saúde confirmou um caso da variante amazonense na cidade, em uma idosa que chegou a Campinas em 14 de janeiro, num voo direto de Manaus. Ela desembarcou com sintomas de Covid-19 e foi internada em um hospital particular, onde permaneceu até 25 de janeiro.

Segundo a diretora da Vigilância, até terminar o período de contágio, a mulher não circulou pela cidade. “Nós monitoramos os passageiros que estavam próximos dela no avião e também suas duas filhas, que ficaram em isolamento em um hotel”, disse.

Andrea avalia, no entanto, que outra pessoa infectada pela variante amazonense possa ter chegado à cidade, sem que a área da saúde tivesse sido informada. “O sequenciamento genético vai nos ajudar a entender o motivo do avanço de casos”, afirmou.

INDAIATUBA

A Secretaria Municipal de Saúde de Indaiatuba disse que não há casos de variantes na cidade, entretanto orientou para que moradores que necessitam ir para a cidade vizinha tome os cuidados recomentados para evitar a contaminação, como o uso da máscara, o distanciamento social e a higienização frequente das mãos.

(Com informações da Prefeitura de Campinas)

Patricia Lisboa

Recent Posts

Bosque do Saber recebe a 82ª edição do Domingo Ecológico

Evento conta com várias atrações gratuitas, como teatro e atividades interativas

5 horas ago

3ª edição do Pedal de Natal está com as inscrições abertas

Evento acontece na primeira semana de dezembro e é organizado pelo Departamento Municipal de Turismo

6 horas ago

“Tons Natalinos”: Acafi realiza concertos dias 7 e 8 de dezembro

Apresentações acontecem no palco em frente à Prefeitura e no Mosteiro de Itaici, com entrada…

12 horas ago

Natação de Indaiatuba conquista o 3º lugar no Campeonato Paulista Júnior e Sênior de Verão e SP Open

Dois atletas do município atingiram recorde paulista: Lucas Batista Gomes e Mercedes Carolina Toledo

19 horas ago

Secretaria de Cultura realiza eventos neste final de semana em comemoração ao Dia da Consciência Negra

Programação conta com shows, exposição e exibição de filme

19 horas ago

3ª Caminhada Antirracista marca Dia da Consciência Negra em Indaiatuba

Ação foi promovida pelo Conselho de Promoção da Igualdade Racial

2 dias ago