Campanha de vacinação contra a pólio (Foto: Divulgação/Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste)
As Campanhas de Vacinação contra a Poliomielite (conhecida como paralisia infantil) e de Multivacinação foram prorrogadas até 30 de setembro em todo Brasil. A decisão do Ministério da Saúde para todo o País e é motivada pela baixa adesão. Segundo a Pasta, a média da cobertura vacinal contra a paralisia em todo território brasileiro está em 35%.
Em Indaiatuba, até a última terça-feira (6/9), a cobertura vacinal contra a poliomielite era de 51,2%, enquanto a meta do governo federal é de 95%. Ao todo, 6.731 crianças de 1 a 4 anos já receberam o imunizante, de um total de 13.158 crianças aptas a receber a dose.
A vacinação da poliomielite previne contra a paralisia infantil, causada por vírus dos tipos 1, 2 e 3. Neste ano, essa imunização está sendo direcionada para crianças de 1 a 4 anos.
A doença pode atacar o sistema nervoso e, em poucas horas, deixar alguém paralisado. No Brasil, o último caso de paralisia infantil foi detectado em 1989. Em 1994, o país ganhou o certificado de erradicação.
Porém, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é um país com alto risco do retorno da poliomielite em função das baixas coberturas vacinais.
MULTIVACINAÇÃO
A Campanha de Multivacinação também foi prorrogada e seguirá disponível nas unidades básicas de saúde de Indaiatuba até 30 de setembro, para crianças e adolescentes com vacinas em atraso.
Até este momento, 1.429 crianças (menores de um ano), compareceram e receberam as vacinas em atraso, entre elas, pentavalente, pólio inativada, rotavírus, pneumo10 e meningo C.
Outras 3.356 crianças (maiores de 5 a menores de 15 anos) também atualizaram a caderneta de vacinas, entre esses imunizantes estão a pólio oral, tríplice bacteriana, tríplice viral – src, varicela, dupla adulto, meningite C, meningite ACWY e hepatatite B.
É importante pontuar que a multivacinação não tem uma meta a ser cumprida, é apenas para atualização da caderneta de vacinas.
ONDE SE VACINAR
As Campanhas de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação seguem até 30 de setembro em todas as unidades básicas de saúde de Indaiatuba, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, exceto feriados. É obrigatório que o responsável apresente documento com foto dele e da criança, além da caderneta de vacina da pessoa a ser vacinada.
Vereadores pedem mais planejamento nas intervenções da companhia
Em Indaiatuba, choveu na noite de quinta-feira, mas, não chove nesta sexta e no final…
O óbito ocorreu no dia 10 de março e a vítima foi uma mulher, de…
O prazo para envio das propostas termina no dia 30 de maio
Shows que foram cancelados em virtude da chuva do dia 10 de maio foram remarcados,…
Em Indaiatuba, para se vacinar, a pessoa deve procurar uma das 17 Unidades Básicas de…