Por Patrícia Lisboa
A campanha de vacinação contra a raiva terminou com 3.787 animais imunizados, sendo 3.140 cães e 647 gatos, em Indaiatuba, neste ano. O balanço foi divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde.
O DROPES questionou a Pasta sobre o registro de casos de raiva, em Indaiatuba, neste ano. A secretaria respondeu que não houve casos de janeiro até agora.
Durante quatro anos, de 2019 a 2022, não foi realizada a vacinação em massa contra a raiva, em Indaiatuba. No período, a vacina foi aplicada apenas em esquema de rotina em animais de áreas mais suscetíveis à raiva e em animais localizados em regiões abrangidas por ações de bloqueio da doença, quando identificado algum caso positivo.
Neste ano, a campanha voltou a ser feita, mas, em parceria com a Unimax, que doou as vacinas antirrábicas aplicadas nos cães e gatos cadastrados no site da prefeitura.
A raiva é uma zoonose causada por um vírus e pode acometer diversos mamíferos, mas, as principais espécies envolvidas no ciclo da doença são morcegos, cães, gatos, raposa, cachorro-do-mato e saguis. Ela é transmitida ao homem através da saliva de animais infectados, principalmente por meio de mordida, arranhão ou lambida.
A doença é quase sempre fatal e se caracteriza por uma encefalite progressiva, levando à inflamação do cérebro.
Antigamente, agosto era popularmente conhecido como o “mês do cachorro louco” porque era a época do ano em que se realizava a campanha de vacinação em massa de cães e gatos contra a raiva.
Evento conta com várias atrações gratuitas, como teatro e atividades interativas
Evento acontece na primeira semana de dezembro e é organizado pelo Departamento Municipal de Turismo
Apresentações acontecem no palco em frente à Prefeitura e no Mosteiro de Itaici, com entrada…
Dois atletas do município atingiram recorde paulista: Lucas Batista Gomes e Mercedes Carolina Toledo
Programação conta com shows, exposição e exibição de filme
Ação foi promovida pelo Conselho de Promoção da Igualdade Racial