Saúde

Campanha de vacinação contra a paralisia infantil é prorrogada até o dia 31 de outubro

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (doença conhecida como paralisia infantil) foi prorrogada até o dia 31 de outubro, por causa da baixa adesão.

Em Indaiatuba, a cobertura vacinal contra a paralisia infantil está em cerca de 69% do público-alvo. A meta do governo federal é imunizar 95% das crianças de 1 até 5 anos contra a poliomielite, mas, até agora a média da cobertura vacinal no País é de apenas 52%.

A vacinação da poliomielite previne contra a paralisia infantil causada por vírus dos tipos 1, 2 e 3. Neste ano, essa imunização está sendo direcionada para crianças de 1 a 4 anos, independentemente do esquema vacinal da pólio.

A doença, erradicada no país há mais de 20 anos, já foi muito temida. Ela pode atacar o sistema nervoso e, em poucas horas, deixar alguém paralisado. No Brasil, o último caso de paralisia infantil foi detectado em 1989. Em 1994, o país ganhou o certificado de erradicação.

Porém, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é um país com alto risco do retorno da poliomielite em função das baixas coberturas vacinais.

MULTIVACINAÇÃO

A Campanha de Multivacinação também foi prorrogada e segue disponível nas unidades básicas de saúde de Indaiatuba até 31 de outubro, para crianças e adolescentes com vacinas em atraso, entre elas, pentavalente, pólio inativada, rotavírus, pneumo10 e meningo C.

Também são aplicadas a pólio oral, tríplice bacteriana, tríplice viral – src, varicela, dupla adulto, meningite C, meningite ACWY e hepatatite B.

É importante pontuar que a multivacinação não tem uma meta a ser cumprida, é apenas para atualização da caderneta de vacinas.

ATENDIMENTO

As Campanhas de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação seguem até 31 de outubro em todas as unidades básicas de saúde de Indaiatuba, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, exceto feriados. É obrigatório que o responsável apresente documento com foto dele e da criança, além da caderneta de vacina da pessoa a ser vacinada.

Patricia Lisboa

Recent Posts

Dia 7 de Abril: Dia do Jornalista

Parabéns a todos os profissionais da Comunicação!!!

4 horas ago

Fiec lança programa de Tecnologia com workshop gratuito de Inteligência Artificial

A Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec), em parceria com a Secretaria de Tecnologia,…

4 horas ago

BOLETIM DO TEMPO: 7, 8, 9 e 10 de abril de 2025

Em Indaiatuba, não chove, mas, ocorre muita nebulosidade, nesta segunda; as temperaturas ficam amenas; há…

6 horas ago

Estudo revela que excesso de frutose aumenta o risco de diabetes tipo 2 e doenças no fígado

Pesquisa da USP e da Université Laval, no Canadá, mostra que mudanças intestinais precedem o…

9 horas ago

Colônia Helvetia comemora 137 anos de fundação no dia 14 de abril

Em episódio do PodCast do Dropes, a presidente da sociedade mantenedora, Maria Paula Bannwart Amgarten,…

2 dias ago

PODCAST DO DROPES: Confira o 2º episódio da série sobre a Festa das Nações Unidas de Indaiatuba – Fenui 2025

A conversa é com Maria Paula Bannwart Amgarten, presidente da Sociedade Escolar São Nicolau de…

3 dias ago