A Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec), em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemocentro) da Universidade de Campinas (Unicamp), realiza mais uma campanha de doação de sangue, neste sábado (28/10).
A doação acontece na Fiec, localizado na Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3.405, no Jardim Regina, das 8h30 às 11h. Para participar é necessário fazer o agendamento on-line pelo link https://www.doacaosangue.fiecdev.com.br/, que será aberto na quinta-feira (26/10), a partir das 9h.
Os requisitos para ser um doador, após o agendamento realizado e confirmado pelo site, é a apresentação do documento oficial com foto, ter idade entre 16 e 69 anos (menores precisam de consentimento formal dos responsáveis), não estar em jejum, deve-se evitar ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas, evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação, e pesar mais de 50 quilos. Para os doadores que são fumantes, é preciso evitar fumar nas duas horas que antecedem e duas horas depois da doação.
Existem alguns critérios que determinam se um candidato pode se tornar um doador, portanto os cadastrados passarão por uma avaliação com especialistas do Hemocentro. Pessoas que apresentaram sintomas semelhantes ao da gripe, infecções e resfriados nos últimos 14 dias. Pacientes com sífilis, malária, doença de Chagas ou alcoolismo crônico, foram expostas em situações de risco relacionadas a doenças sexualmente transmissíveis, e que realizaram exame de endoscopia há menos de seis meses, não devem fazer a doação de sangue.
Além disso, o ato da doação fica impedido para pessoas que tenham se vacinado contra qualquer doença há menos de dois dias (48h após cada dose). Há vacinas que podem restringir a doação em até quatro semanas. Neste caso, deverá ser apresentado o comprovante de vacinação.
Mais informações sobre a Campanha de Doação de Sangue estão disponíveis no site da Fiec e também podem ser obtidas pelo telefone (19) 3801-8688.
Se você vai doar pela primeira vez, saiba como funciona o processo de triagem que envolve as etapas da doação:
1- Retirada da Senha – O candidato é recebido por um representante da Fiec, é importante que avise sobre a participação pela primeira vez como doador, para que seja explicado como acontece a campanha e informado os principais motivos que possam impedir a sua doação.
2- Sala de Espera – Nessa etapa o candidato aguarda até que seja chamado para o cadastro, na sala de espera também são passadas algumas orientações.
3- Cadastro – Obrigatório a apresentação de um documento oficial com Foto para cadastro. Nesta etapa informe se tem interesse em se cadastrar para ser doador de Medula Óssea.
4- Exame físico – São realizados testes para: anemia, verificação de pressão arterial, pulso, temperatura, peso e altura.
5- Entrevista – A entrevista é individual, são feitas perguntas específicas, e assinado um termo de responsabilidade quanto a veracidade de suas respostas.
6- Coleta – Será coletada uma bolsa de sangue e amostras para os exames laboratoriais.
7- Lanche – Após a doação o candidato é encaminhado para um local onde é oferecido um lanche.
Todo o processo de doação dura em média duas horas. A coleta da campanha acontece no último sábado de cada mês, exceto em dezembro por conta do período de recesso.
SERVIÇO
Doação de Sangue
Data: 28 de outubro (sábado)
Horário: das 8h30 às 11h.
Local: Fiec, na na Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3.405, no Jardim Regina, Indaiatuba
Agendamento on-line: 26 de outubro, a partir das 9h: https://www.doacaosangue.fiecdev.com.br/
Telefone para informações: (19) 3801-8688
Hemocentro
Fale conosco do site www.hemocentro.unicamp.br
Telefone 0800 – 722 – 8422
E-mail hemocentro@unicamp.br
Evento conta com várias atrações gratuitas, como teatro e atividades interativas
Evento acontece na primeira semana de dezembro e é organizado pelo Departamento Municipal de Turismo
Apresentações acontecem no palco em frente à Prefeitura e no Mosteiro de Itaici, com entrada…
Dois atletas do município atingiram recorde paulista: Lucas Batista Gomes e Mercedes Carolina Toledo
Programação conta com shows, exposição e exibição de filme
Ação foi promovida pelo Conselho de Promoção da Igualdade Racial