Política

Campanha da Fraternidade é tema de encontro na Câmara

A Câmara de Indaiatuba sediou, nesta segunda-feira (13/3), uma discussão pública sobre a Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como tema “A Fraternidade e a Fome”. A atividade promovida pela Forania São José de Anchieta reuniu párocos da cidade e a comunidade em geral, com a finalidade de debater temas como desperdício, falta de solidariedade e reaproveitamento de alimentos.

O evento teve início após a sessão ordinária do Legislativo.

“Há uma geopolítica da fome, com prevalência entre os moradores de domicílios rurais da região norte e nordeste, do sexo feminino e da cor negra. A insegurança alimentar está concentrada nesses segmentos, pois a fome no Brasil tem lugar, gênero e cor”. A frase é do padre Jonas Barbosa, vigário Forâneo de Indaiatuba e pároco da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada no Jardim Morada do Sol, e foi expressa no encontro desta segunda-feira.

Os padres Jonas e Marcelo Vacucava, ambos da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Florentino Antônio dos Santos, da Igreja da Candelária, e o seminarista Geislânio Luz Caires, assessor arquidiocesano da Campanha da Fraternidade, foram convidados pelo presidente da Câmara, Pepo Lepinsk, e pelo vereador Wilson Índio da Doze, para exporem na Casa de Leis a Campanha da Fraternidade deste ano.

“A fome, infelizmente, é um problema histórico em nosso País e, segundo as estatísticas mais confiáveis, atinge 33 milhões de brasileiros”, afirmou Pepo. “Precisamos refletir sobre essa chaga social para poder erradicá-la, sobretudo porque sabemos que alimentos não faltam no Brasil, o 4º maior produtor de alimentos do mundo”, disse.

Também participaram do encontro os vereadores Silene Carvalini e Du Tonin, o diretor do Cresans – órgão da Prefeitura que produz alimentos para entidades de assistência — Vitor Hugo Bonequim, e membros da comunidade católica das paróquias Santa Rita, Santo Antônio, Santa Terezinha, Candelária e São Francisco de Assis.

A CAMPANHA

Realizada anualmente pela Igreja Católica desde 1964 – e de forma ecumênica, a cada cinco anos, em conjunto com outras denominações cristãs – a Campanha da Fraternidade tem como objetivo despertar a solidariedade das pessoas em relação a um grave problema do País e como solucioná-lo. “A fome no Brasil tem inúmeras causas, e a mais evidente é a desigualdade social”, explicitou padre Jonas. “É por isso que a fome está entrelaçada com outras questões relevantes como a falta de moradia, a falta de educação, a insegurança hídrica, e o desemprego”.

“O Papa Francisco falou: para a humanidade, a fome é uma vergonha”, ressaltou padre Jonas ao mencionar que o pontificado de Francisco completara ontem exatos 10 anos. “A Campanha da Fraternidade de 2023 busca encontrar respostas para essa questão que nos envergonha a todos, e entende que há três dimensões de atuação para combatê-la, a começar pela assistencial (‘Quem tem fome tem pressa”, dizia o Betinho), passando pela promocional e concluindo com a mais importante que é a sociopolítica”.

O seminarista Geislânio Luz explicou a dimensão sociopolítica: “O objetivo da política tem de ser a promoção do bem comum e, para tanto, precisamos ter a compreensão de que a fome advém de uma realidade estrutural, que não se interessa em incluir uma grande parte da sociedade brasileira aos bens produzidos”.

E finalizou: “Agradecemos o espaço cedido por esta Casa Civil para a reflexão sobre tema tão relevante, e contamos com a compreensão de todos os presentes no sentido de que há a necessidade de irmos à raiz do problema e atacá-lo politicamente, de maneira institucional”.

dropes

Recent Posts

Acafi e Rosa de Saron concorrem na 25ª edição do Grammy Latino na categoria de Música Cristã

"In Concert" é o álbum indicado ao prêmio; orquestra e banda participaram do Maio Musical…

40 minutos ago

Eleitores de Indaiatuba terão transporte coletivo urbano gratuito no dia da Eleição Municipal

Os ônibus circularão com grade de horário de sábado, no dia 6 de outubro

4 horas ago

Dia da Árvore será comemorado com o plantio de 500 mudas no Centro Esportivo Rei Pelé em Indaiatuba

Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente realiza mais ações durante a semana para lembrar…

4 horas ago

Indaiatuba passa a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro

Conselho Municipal de Turismo, o Comtur, também é reconhecido pelo governo federal

4 horas ago

Semana Nacional de Trânsito: Detran-SP reforça fiscalização contra consumo de álcool entre motoristas

Operação tem objetivo de reduzir e prevenir sinistros causados pelo consumo de bebida alcoólica ao…

1 dia ago

Projeto “Trem das Artes” acontece no Museu Ferroviário de Indaiatuba domingo

Feira de Artes e Artesanatos e a locomotiva a vapor são as atrações dessa edição…

1 dia ago