As sessões da Câmara de Indaiatuba são abertas ao público em geral (Foto: Patrícia Lisboa/Dropes)
A Câmara de Indaiatuba realiza, na próxima segunda-feira (17/2), a primeira sessão ordinária de 2025, marcando a reabertura do ano legislativo. Por enquanto, já são mais de 130 matérias protocoladas para leitura. A reunião legislativa começa às 17h30 e tem transmissão ao vivo pelo YouTube. As sessões são abertas ao público em geral. A Câmara fica na Rua Humaitá, 1167, Centro.
Durante o período de recesso legislativo, que teve início na segunda quinzena de dezembro e encerra neste sábado (15/2), os vereadores enviaram mais de 250 ofícios à administração para formalizar as demandas recebidas pelo Legislativo. Com o retorno das sessões, as iniciativas dos gabinetes podem ser formalizadas na forma de matérias legislativas – indicações, requerimentos e projetos de lei, por exemplo.
Entre os temas mais predominantes para a primeira sessão estão as indicações – que são sugestões para o Executivo Municipal – nas áreas de mobilidade urbana, saúde e intensificação da fiscalização no combate ao uso de cerol, que em janeiro tirou a vida de dois cidadãos em incidentes registrados no intervalo de dois dias.
“A Câmara está sempre sintonizada com as demandas da cidade, e neste primeiro mês os vereadores se prepararam para debater temas fundamentais que chegaram aos nossos gabinetes”, avalia o presidente da Casa, Dr. Túlio José Tomass do Couto (MDB). “Reforço que neste ano teremos muitos projetos importantes voltados para o desenvolvimento de Indaiatuba, e que contam com a participação popular para ganharem ainda mais relevância”, sugere o presidente.
O primeiro ano da legislatura é marcado pelo debate e a votação do Plano Plurianual (PPA). De autoria do Executivo, o PPA estabelece as metas da administração para os próximos quatro anos, sendo peça de planejamento fundamental para elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA). De acordo com a Lei Orgânica, o PPA precisa chegar à Câmara até o setembro deste ano.
MATÉRIAS
Ambos médicos com décadas de atuação no sistema público de saúde, o presidente Túlio Tomass (MDB) e o vereador Othniel Harfuch (PDT) apresentaram projetos de lei relacionados à maternidade. Obstetra, Túlio pretende alterar o período do ano em que a Secretaria Municipal de Saúde implementa campanhas de conscientização a respeito dos impactos advindos de gravidez na adolescência. “O meu projeto de lei propõe que a campanha no município coincida com o período das campanhas do governo federal. O problema é grave e, se debatido nacionalmente, ganha mais força”, comenta o presidente da Câmara, autor de leis sobre o tema em legislaturas passadas. Em Indaiatuba, a lei municipal estabelece a realização de campanhas sobre a gravidez na adolescência no mês de setembro, enquanto no restante do Brasil as campanhas acontecem no começo de fevereiro.
Pediatra, Othniel Harfuch propõe a instituição da Semana Municipal da Maternidade Atípica – “termo utilizado para descrever a experiência de mães que não se enquadram nos padrões tradicionais de maternidade”, explica o vereador, que prossegue: “A maternidade atípica pode ser caracterizada por filhos com deficiências ou outras condições que afetam o desenvolvimento e, de forma mais comum, transtornos como o autismo”. O vereador observa que as mães atípicas enfrentam desafios únicos e diários que muitas vezes passam despercebidos pela sociedade. “É imperioso que o tema seja debatido por todos e, principalmente, que a mãe atípica receba apoio social e suporte psicológico do poder público para suas inúmeras demandas”, afirma.
CEROL
Nos primeiros dias do ano, o uso de material cortante em linhas de pipas – conhecido por cerol ou linha chilena — causou a morte de duas pessoas no município. Atentos ao problema, os vereadores Sérgio Teixeira (MDB) e Adalto Missias (PP) propõem medidas contra o uso do material. Adalto sugere a implementação de campanhas educativas nas escolas esclarecendo sobre os perigos do uso do cerol, e Sérgio Teixeira defende a intensificação da fiscalização, ao mesmo tempo que preconiza que a Prefeitura disponibilize antenas corta-pipas aos motoqueiros. “Uma cidade conhecida por sua segurança e zelo pela integridade física dos munícipes não pode tolerar, em hipótese alguma, a ocorrência de mortes causadas pela insanidade de alguns poucos”, enfatizou.
MOBILIDADE
Clélia Santos (PP) e Du Tonin (Podemos) apresentam na sessão de segunda-feira propostas voltadas à melhoria da mobilidade urbana. A vereadora pedirá ao Executivo que interceda junto à empresa concessionária da rodovia Santos Dumont visando à isenção tarifária dos veículos de Indaiatuba no pedágio localizado próximo ao aeroporto Viracopos. “Apesar de haver uma rota alternativa, via Alameda Antônio Ambiel, esta é insegura e impraticável em dias de chuva. A isenção no pedágio representa uma ação de justiça social, além de estimular o emprego local e melhorar a mobilidade urbana, aliviando o trânsito em áreas críticas, como o entorno do parque ecológico”, comenta.
Tonin afirma que a qualidade do serviço de recapeamento das vias da cidade – algumas muito prejudicadas pelas chuvas de verão – pode ser melhorado “tanto na preparação da base que vai sustentar a massa asfáltica quanto na execução em si”.
MEIO AMBIENTE
Preocupados com a questão ambiental, os vereadores Alexandre Peres (PSB) e Danilo Barnabé (Podemos) propõem medidas voltadas ao desenvolvimento sustentável do município. Alexandre apresenta projeto de lei que defende a arborização e a utilização de pisos permeáveis na execução de estacionamentos descobertos. “O objetivo da proposta é ampliar as áreas drenantes, permitindo que a água da chuva infiltre no solo, contribuindo para a mitigação de problemas como alagamentos, enchentes, formação de poças d’água e aumento da temperatura causada pelo excesso de superfícies impermeáveis”, reforça.
Danilo Barnabé sugere a adoção de política pública de incentivo ao emprego de fontes de energia renovável nas residências. O vereador acredita que uma das formas de estímulo é a instituição de dispositivo tributário que conceda créditos sobre o IPTU dos imóveis que se utilizam dessas fontes de energia.
SEGURANÇA
O vereador Leandro Pinto (PDT) irá propor a implantação de guaritas fixas para a Guarda Municipal nas praças centrais do município. “Meu objetivo com a medida é intimidar atos de vandalismo, de roubos, e o acesso fácil a pontos de venda e uso de entorpecentes, proporcionando assim um pouco mais de segurança para a população”, afirma.
ASSISTÊNCIA
Para a primeira sessão ordinária do ano, Hélio Ribeiro (MDB) pretende sugerir, por meio de indicação, a criação de um PAASI – Polo de Assistência e apoio Socioeducativo Infantil no Parque Campo Bonito. Isto porque, segundo o vereador, o bairro enfrenta desafios relacionados à assistência social e ao apoio à infância e juventude. “Muitas crianças e adolescentes daquela região estão expostos a riscos, como o abandono escolar, a violência doméstica, o uso de substâncias psicoativas e outras situações de vulnerabilidade que comprometem o seu desenvolvimento saudável e sua permanência em ambientes seguros”, observa.
MOÇÕES
Congratular-se por meio de moções é a forma pelas quais os vereadores Luiz Alberto Cebolinha (MDB) e Wilson Índio da Doze (MDB) expressarão contentamento e gratidão pela excelência de dois órgãos públicos municipais. Cebolinha saúda a Guarda Civil pela conquista do 3º lugar na classificação do desafio Hackathon de Tecnologias para a Segurança Pública. De acordo com o parlamentar, a equipe de Indaiatuba destacou-se no desafio de criar uma plataforma de colaboração entre cidadãos e a polícia, com o objetivo de permitir o envio de informações, fotos e vídeos para auxiliar em investigações em tempo real. A ideia desenvolvida pelos guardas civis foi reconhecida pela sua inovação e impacto potencial no fortalecimento da segurança pública. “A conquista demonstra o compromisso dos guardas civis de Indaiatuba com a inovação e com a busca de soluções práticas para aprimorar o trabalho das forças de segurança, além de aproximar a polícia da sociedade”, elogiou.
Índio da Doze, por sua vez, enaltece a atuação do Secretário da Educação e de toda a equipe da Secretaria na organização das cerimônias de formatura do final do ano passado. “Pude observar de perto momentos tão especiais para os alunos e suas famílias que só se tornaram possíveis graças ao trabalho incansável de toda equipe da Secretaria de Educação, que planeja cada detalhe com zelo e compromisso”, disse.
Há oportunidade para atendente de lanchonete, auxiliar de cozinha, auxiliar de limpeza, camareira, garçom, pedreiro,…
Há oportunidade para atendente de lanchonete, auxiliar de cozinha, auxiliar de limpeza, camareira, garçom, pedreiro,…
Interessados poderão se candidatar às vagas até o mês de março
O benefício é exclusivo para competidores da categoria principal
A imunização é a principal medida de prevenção contra a doença e deve ser aplicada…
Nesse encontro dos vereadores, não foi realizada a etapa da “Ordem do Dia”, quando é…