Programa Aluguel Social será voltado para famílias em situação de rua (Foto: Arquivo/Patrícia Lisboa/Dropes/Direitos Reservados)
Por Patrícia Lisboa
Na volta do recesso de 30 dias, nesta segunda-feira (2/8), a Câmara de Indaiatuba aprovou o projeto de lei de autoria do Executivo que cria o Aluguel Social no município. A proposta – que foi protocolada na Casa no dia 21 de maio – foi lida na sessão do dia 28 de junho, mas, por causa do recesso dos vereadores, a votação ficou para hoje e aconteceu em regime de urgência especial (votação única), com aprovação unânime.
O projeto permite que a Prefeitura conceda um auxílio financeiro de meio salário mínimo, equivalente a R$ 550, para custear, integral ou parcialmente, o aluguel de imóvel para uso de famílias em situação de vulnerabilidade social e que não tenham outro imóvel para moradia no município.
O texto prevê a concessão do benefício para até dez famílias simultaneamente e pelo prazo de seis meses, prorrogável por igual período, totalizando um ano.
A Secretaria Municipal de Assistência Social fará o cadastro das famílias aptas a receber o benefício. As famílias também terão de constar do Cadastro Único da Assistência Social junto ao Ministério da Cidadania. Elas serão incluídas nos grupos prioritários de programas de entrega de habitações populares, para a obtenção da casa própria.
O objetivo do programa Aluguel Social, segundo a proposta do Executivo, é evitar que crianças e adolescentes de famílias em situação de vulnerabilidade social extrema, que vivem na rua, acabem indo para abrigo porque os pais ou responsáveis não possuem condições financeiras para garantir o acesso delas à moradia segura.
Vereadores pedem mais planejamento nas intervenções da companhia
Em Indaiatuba, choveu na noite de quinta-feira, mas, não chove nesta sexta e no final…
O óbito ocorreu no dia 10 de março e a vítima foi uma mulher, de…
O prazo para envio das propostas termina no dia 30 de maio
Shows que foram cancelados em virtude da chuva do dia 10 de maio foram remarcados,…
Em Indaiatuba, para se vacinar, a pessoa deve procurar uma das 17 Unidades Básicas de…