A vereadora Clélia dos Santos é a única mulher a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal de Indaiatuba (Foto: Anselmo Cabral/CMI)
Os vereadores aprovaram, na sessão ordinária da última segunda-feira (10/3), o projeto de lei do presidente da Câmara Túlio Tomass do Couto (MDB) e da vereadora Clélia dos Santos (PP), que institui no município a campanha “Mulheres que Inspiram” de reconhecimento e valorização do protagonismo feminino. A campanha será realizada anualmente na semana do dia oito de março – Dia Internacional da Mulher.
De acordo com os autores do projeto de lei, a valorização das mulheres na sociedade é um compromisso essencial para a construção de uma comunidade mais justa e igualitária. “Ao longo da história, as mulheres têm desempenhado papéis fundamentais em diversas áreas, contribuindo significativamente para o desenvolvimento social, econômico, político e cultural. No entanto, muitas dessas contribuições ainda são invisibilizadas ou subestimadas, tornando necessário o reconhecimento formal de suas conquistas e lutas”, afirmam.
Os autores ressaltam que, além de homenagear mulheres que se destacam em suas áreas de atuação, a campanha tem por objetivo estimular a conscientização sobre a importância da igualdade de oportunidades e o respeito aos direitos das mulheres. “Por meio de palestras, debates, homenagens e outras atividades, pretende-se destacar a relevância da participação feminina em todos os setores da sociedade”.
Túlio e Clélia destacam que a campanha visa também fomentar a participação ativa das mulheres em espaços de decisão. “A promoção de ações educativas e informativas contribui para fortalecer o empoderamento feminino, incentivando meninas e mulheres a buscarem seus objetivos sem limitações impostas por estereótipos de gênero. Dessa forma, o projeto reforça a importância da representatividade feminina e do incentivo à sua presença em cargos de liderança”, afirmam.
Nesta sexta-feira (14/3), a Câmara inicia a campanha com evento que reunirá servidoras do Poder Legislativo. A convite da vereadora Clélia dos Santos, professoras da Secretaria Municipal de Esportes darão palestra às servidoras sobre a importância da prática de atividade física para a obtenção de uma vida saudável.
FEMINICÍDIO
Durante a sessão dessa semana, o presidente disse também que a campanha “Mulheres que inspiram” não deixará de discutir e buscar implementar ações que coíbam atos de violência contra as mulheres. “Os casos de feminicídio no Brasil vêm aumentando de forma assustadora”, lamentou.
De acordo com o Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, desde 2015, quando o crime de feminicídio foi tipificado no Brasil, as ocorrências desse tipo de violência indicam que este é um grave problema social e de segurança pública. Em 2023, 1467 mulheres foram assassinadas no Brasil em razão de seu gênero, e no ano passado, apenas no primeiro semestre, foram notificadas mais de duas mil mortes violentas com indícios de feminicídio.
Mudança abre caminho para novo batalhão oito anos após doação de área
Há oportunidade para auxiliar de limpeza, empregado doméstico, servente de obras, consultor de vendas, enfermeiro,…
Jardim Oliveira Camargo, Itamaracá, Vila Avaí, Jardim Paulista, entre outros bairros, estão na programação
Auditoria aponta que descontos irregulares somaram R$ 45,5 milhões
Conclusão é de estudo que acompanhou 805 brasileiros na faixa dos 50 anos durante oito…
Atletas nacionais e internacionais participam da competição no feriado do Dia do Trabalhador; final de…