Cultura

Balanço: Apesar da pandemia, Cultura manteve principais projetos em 2021

Em 2021, a Secretaria Municipal de Cultura manteve seus principais projetos em atividade e promoveu festivais e editais em formato online, até o segundo semestre, quando os primeiros eventos presenciais foram realizados. Criou novos eventos, como a Semana da Consciência Negra e a Música no Bosque, e passou a comandar o Departamento de Preservação e Memória, assumindo polos culturais como o Casarão Pau Preto e o Museu Municipal ‘Antônio Reginaldo Geiss’, além do Museu Ferroviário de Indaiatuba, que foi revitalizado e ganhou o PIT – Ponto de Informação Turística.

“A Secretaria de Cultura trabalhou intensamente durante o ano de 2021 para manter e ampliar os projetos do nosso calendário, no intuito de auxiliar os artistas locais e oferecer atrações de qualidade à nossa população”, conta a titular da pasta, Tânia Castanho. “Criamos novos eventos e também assumimos o Departamento de Preservação e Memória, transformando a Casa da Memória, o Casarão Pau Preto e o Museu Ferroviário em polos culturais mais próximos da população”.

Após o planejamento das atividades em janeiro, o calendário foi aberto em fevereiro com o início da temporada de concertos virtuais da Orquestra Sinfônica, Corporação Musical Villa-Lobos e Camerata, além do lançamento da Pesquisa de Intenção para montagem das Oficinas Culturais. No total, foram oferecidas 36 oficinas de diversas modalidades e faixas etárias e 3.500 vagas.

Em março, foram iniciadas as obras de revitalização do Museu Ferroviário e Indaiatuba recebeu a Virada SP Online com 20 atrações, sendo 16 locais. Também foi realizada a reorganização estrutural da extinta Fundação Pró-Memória, que se torna o Departamento de Preservação e Memória, sob comando da Secretaria Municipal de Cultura. O mês terminou com o Ação Mulher Virtual, reunindo informação sobre o programa Caminho das Rosas e atrações musicais.

Em abril, tiveram início as inscrições para o 2º Pocket Cultural Virtual e o 29º Maio Musical Virtual, que contou com 38 atrações locais. Também em maio, foram disponibilizados à população os materiais produzidos por artistas locais para a Lei Aldir Blanc, na internet e em espaços públicos. Fechando o mês, o Museu Municipal ‘Antônio Reginaldo Geiss’ participou da 19ª Semana Nacional de Museus.

OFICINAS

Junho recebeu a primeira edição do Show de Mágicos de Indaiatuba, com cinco shows disponibilizados no portal Cultura Online para toda a população. As inscrições para as Oficinas Culturais tiveram início. Em julho, aconteceu mais um Festival de Inverno, com seis concertos apresentados virtualmente. A cidade teve ainda cinco projetos aprovados na edição 2021 do Revelando SP Online e a sexta edição da Mostra de Artes Cênicas de Indaiatuba reuniu 12 espetáculos online.

Em agosto, 100 trabalhos em vídeo foram contemplados e disponibilizados no Cultura Online dentro do 2º Pocket Cultural. As Oficinas Culturais retornaram com aulas presenciais em diversos polos e o Museu Municipal foi reaberto à população, seguindo todos os protocolos de saúde.

As inscrições para o 19º Festival de Rock Virtual, 3º Festival de Música Instrumental e 2º Encontro Musical de Indaiatuba tiveram início em setembro, mesmo mês que a Secretaria de Cultura lançou edital para aplicação de saldo remanescente da Lei Aldir Blanc.

Em outubro, o Museu Municipal abriu inscrições para Workshop de Mangá e as 20 vagas foram rapidamente preenchidas. As 12 bandas finalistas do Festival de Rock foram anunciadas, enquanto a pré-inscrição para o 7º Salão de Artes Visuais foi aberta, assim como as inscrições para o 17º Prêmio Literário Acrísio de Camargo – Nova Geração.

Atração que se tornou tradição em Indaiatuba, a rotatória em frente ao Paço Municipal recebeu a iluminação de Natal no início de novembro e na sequência, os itens decorativos ganharam diversos pontos pela cidade. O Casarão Pau Preto recebeu a primeira edição da Semana da Consciência Negra, com diversas atrações, e o Bosque do Casarão foi palco do Rock Sinfônico, concerto presencial apresentado pela Orquestra Sinfônica com as cantoras Amanda Wohl, Camila Foroni e Débora Alvarenga.

A banda Insone foi eleita vencedora do Festival de Rock Virtual de Indaiatuba 2021, enquanto os vencedores e integrantes da comissão julgadora do 3º Festival de Música Instrumental foram divulgados. Por fim, a Cultura revelou ainda os 40 trabalhos selecionados para a aplicação do saldo remanescente da Lei Aldir Blanc.

Dezembro trouxe novidades, com a primeira edição do Música no Bosque, com shows de Alien Groove, Radiola Acústico e Koringa, e do Natal no Teatro, com cinco espetáculos de grupos teatrais locais com entrada franca. Os vencedores do 17º Prêmio Literário Acrísio de Camargo e 7º Salão de Artes Visuais foram divulgados, com a abertura da exposição dos trabalhos. Fechando o mês, a Prefeitura de Indaiatuba entregou a revitalização do Museu Ferroviário e inaugurou o PIT – Ponto de Informação Turística.

Para 2022, muitas novidades serão anunciadas. “A Cultura começa o novo ano com muita força e repleta de boas novas. Vamos celebrar os 30 anos do Parque Ecológico e do Maio Musical, assim como os 20 anos do Festival de Rock”, lembra Tânia. “Projetos e eventos inéditos estão sendo preparados com muito carinho para a população e para nossos artistas”.

CAMINHO DAS ROSAS

Lançado em setembro de 2018, o programa Caminho das Rosas é uma rede de atenção para que mulheres em situação de risco ou violência consumada possam encontrar apoio especializado. “Neste ano, alcançamos grandes conquistas como a revitalização da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e a chegada do delegado Adriano Carpino Prado”, afirma Tânia Castanho, idealizadora do programa.

Em conjunto com as secretarias de Saúde, Segurança, Cultura, Esportes e Assistência Social, o programa oferece treinamentos, visando o atendimento e acolhimento destas mulheres. Até o dia 15 de dezembro, o Caminho das Rosas registrou 322 atendimentos e 70 prisões em flagrante, sendo que a maioria das ocorrências foi registrada aos finais de semana e nos períodos das 18h às 21h e das 21h às 0h.

Lançado em 2020, o aplicativo S.O.S. Caminho das Rosas ganhou uma versão para iOS e atualmente conta com 140 instalações e 26 acionamentos. A ferramenta é voltada para mulheres que possuem medidas protetivas, número que chega a 277 em Indaiatuba. “É preciso enaltecer o trabalho desenvolvido pela Guarda Civil, em parceria com a Polícia Militar e outros setores da segurança pública. Ainda há muito a se fazer, mas estamos no caminho certo”, destaca Tânia.

Patricia Lisboa

Recent Posts

Acafi e Rosa de Saron concorrem na 25ª edição do Grammy Latino na categoria de Música Cristã

"In Concert" é o álbum indicado ao prêmio; orquestra e banda participaram do Maio Musical…

23 minutos ago

Eleitores de Indaiatuba terão transporte coletivo urbano gratuito no dia da Eleição Municipal

Os ônibus circularão com grade de horário de sábado, no dia 6 de outubro

3 horas ago

Dia da Árvore será comemorado com o plantio de 500 mudas no Centro Esportivo Rei Pelé em Indaiatuba

Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente realiza mais ações durante a semana para lembrar…

3 horas ago

Indaiatuba passa a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro

Conselho Municipal de Turismo, o Comtur, também é reconhecido pelo governo federal

4 horas ago

Semana Nacional de Trânsito: Detran-SP reforça fiscalização contra consumo de álcool entre motoristas

Operação tem objetivo de reduzir e prevenir sinistros causados pelo consumo de bebida alcoólica ao…

1 dia ago

Projeto “Trem das Artes” acontece no Museu Ferroviário de Indaiatuba domingo

Feira de Artes e Artesanatos e a locomotiva a vapor são as atrações dessa edição…

1 dia ago