Fragmentos encontrados na Barragem do Pirai, entre eles uma moeda dos meados do século 19 (Foto: Divulgação)
Um sítio arqueológico foi encontrado na área onde será construída a Barragem do Pirai, na divisa de Indaiatuba e Salto, por arqueólogos que estão, desde o final de 2022, realizando um trabalho de campo no local. Foram encontrados fragmentos feitos à base de argila, como uma panela de barro e um cachimbo, metal, vidro e uma moeda que deve ser datada, dos meados do século 19. Os artefatos encontrados não interferem no andamento das obras da barragem.
De acordo com o arqueólogo, Taiguara Francisco Aleixo da Silva, todo material encontrado é levado para análise e, em seguida, identificado e catalogado separadamente, o que configura a próxima etapa do trabalho. Com isso, será possível relacionar as práticas cotidianas do período histórico da região e assim contribuir com o conhecimento cultural da população
Segundo a superintendente do Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí (CONIRPI), Vanessa Kühl, representante do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), consta em contrato a realização da pesquisa e é uma exigência para o licenciamento ambiental de preservação do patrimônio histórico, referente ao sítio arqueológico.
“Consta em contrato a realização do Resgate Arqueológico e é uma exigência do licenciamento ambiental, e da autorização do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) conforme autorização do processo 01506.002349/2011-19, referente aos sítios arqueológicos”, esclarece a superintendente. Vanessa conta que também, faz parte das ações do CONIRPI, a realização, ainda sem data marcada, de visitas ao local com escolas, para que os alunos possam acompanhar e conhecer o procedimento feito pelos arqueólogos. Este trabalho não afeta a execução das obras, pois trata-se das áreas do entorno da Barragem, e só agrega valor ao nosso futuro reservatório.
BARRAGEM DO PIRAÍ
Com previsão de iniciar as obras em 2023, a Barragem do Rio Piraí irá atender os municípios de Indaiatuba, Itu, Salto e Cabreúva, regularizando a vazão do manancial e garantindo sua captação durante o ano todo, inclusive nos períodos de estiagem. A obra conta com recursos financeiros dos Municípios e dos Governos Federal e Estadual.
A represa tem a capacidade de reservação para 9,7 bilhões/litros de água, sua extensão é de 3,5 quilômetros com a largura média de 450 metros e profundidade de 15 metros. Além de um espelho d´água de 1.823.960 m², área de Preservação Ambiental (APP) de 1.617.250 m², somando uma área total de 3.441.210 m². Já a Travessia tem uma extensão de 370 metros e a altura de 9,5 metros e o Dique com uma extensão de 700 metros e a altura de 9,5 metros.
A conversa é com Maria Paula Bannwart Amgarten, presidente da Sociedade Escolar São Nicolau de…
Nova coluna assinada pela jornalista Patrícia Lisboa, editora do site de notícias, tem estreia confirmada…
Em Indaiatuba, nesta sexta, ocorre muita nebulosidade e há chance de chuva; no sábado e…
O calendário de pagamento vai de 24 de abril até 8 de maio
A vítima é uma mulher, de 83 anos; ainda há 876 notificações de casos suspeitos…
Texto prevê dedução de até 90% do valor da multa e dos juros