A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, em parceria com a Corpus, intensificou o trabalho de orientação sobre a importância da coleta seletiva. Agentes ambientais da empresa estão circulando pelas 35 ilhas ecológicas da cidade para orientar a população sobre como fazer a separação dos materiais recicláveis e também sobre a utilização correta dos espaços de coleta distribuídos pela cidade. O trabalho será realizado durante todo o mês de fevereiro.
Na praça da Rua Primo José Mattioni, na Vila Brizzola, as lixeiras ecológicas têm sido alvos de vandalismo. A reportagem do DROPES encontrou os materiais recicláveis espalhados ao redor das ilhas em vez de estarem dentro delas e, em outra ocasião, a tampa de uma das lixeiras tinha sido arrancada, como mostram as fotos.
ORIENTAÇÃO
Nesta semana, os agentes trabalharam nas ilhas ecológicas da Vila Avaí, Víber, Jardim Pau Preto, Parque Ecológico, Parque São Lourenço, Emeb “Laura Fahl Correia”, Cecap, Jardim Tropical e Vila Brizola. Na próxima semana, os agentes estarão nas ilhas localizadas ao lado da Prefeitura, na Cecap, Emeb “Laura Fahl Correia”, Jardim Olinda e no início do Parque Ecológico.
O objetivo principal é esclarecer os munícipes que utilizam as ilhas ecológicas de que os espaços devem ser usados somente para o descarte de materiais recicláveis como vidro, metal, papel e plástico, além de óleo usado em frituras, devidamente embalado em garrafas plásticas.
Para os demais materiais, o município dispõe do Ecoponto de Inertes, no Jardim João Pioli, que foi criado pela Prefeitura para que a população pudesse destinar entulhos de pequenas reformas, galhos e restos de podas, equipamentos eletrônicos e até móveis velhos.
O trabalho de divulgação do Ecoponto de Inertes também é feito nas lojas de materiais de construção da cidade, onde os clientes são abordados e orientados sobre o local correto para descartar de forma gratuita pequenas quantidades de entulhos. Localizado na avenida Artes e Ofícios, o espaço funciona diariamente, inclusive aos sábados e domingos, das 7h às 19h. A proposta do município com o serviço é inibir descartes irregulares em terrenos e áreas verdes da cidade, o que prejudica a limpeza urbana, o meio ambiente e até a saúde pública.
Com a coleta seletiva em Indaiatuba, além de contribuir com o meio ambiente, o munícipe também faz um trabalho social, porque ajuda o Fundo Social de Solidariedade (Funssol). Todos os recursos da venda dos materiais recolhidos são destinados ao Fundo e utilizados em cursos de geração de renda e também em assistência às pessoas em vulnerabilidade social.
Evento conta com várias atrações gratuitas, como teatro e atividades interativas
Evento acontece na primeira semana de dezembro e é organizado pelo Departamento Municipal de Turismo
Apresentações acontecem no palco em frente à Prefeitura e no Mosteiro de Itaici, com entrada…
Dois atletas do município atingiram recorde paulista: Lucas Batista Gomes e Mercedes Carolina Toledo
Programação conta com shows, exposição e exibição de filme
Ação foi promovida pelo Conselho de Promoção da Igualdade Racial