Uncategorized

Agentes ambientais orientam população sobre uso correto das lixeiras ecológicas

A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, em parceria com a Corpus, intensificou o trabalho de orientação sobre a importância da coleta seletiva. Agentes ambientais da empresa estão circulando pelas 35 ilhas ecológicas da cidade para orientar a população sobre como fazer a separação dos materiais recicláveis e também sobre a utilização correta dos espaços de coleta distribuídos pela cidade. O trabalho será realizado durante todo o mês de fevereiro.

Ilhas ecológicas da praça da Vila Brizzola (Foto: Patrícia Lisboa/Dropes)


Na praça da Rua Primo José Mattioni, na Vila Brizzola, as lixeiras ecológicas têm sido alvos de vandalismo. A reportagem do DROPES encontrou os materiais recicláveis espalhados ao redor das ilhas em vez de estarem dentro delas e, em outra ocasião, a tampa de uma das lixeiras tinha sido arrancada, como mostram as fotos.

Ilhas ecológicas da praça da Vila Brizzola (Foto: Patrícia Lisboa/Dropes)

ORIENTAÇÃO

Nesta semana, os agentes trabalharam nas ilhas ecológicas da Vila Avaí, Víber, Jardim Pau Preto, Parque Ecológico, Parque São Lourenço, Emeb “Laura Fahl Correia”, Cecap, Jardim Tropical e Vila Brizola. Na próxima semana, os agentes estarão nas ilhas localizadas ao lado da Prefeitura, na Cecap, Emeb “Laura Fahl Correia”, Jardim Olinda e no início do Parque Ecológico.

Agentes ambientais orientam população sobre uso correto das ilhas ecológicas (Foto: Divulgação)

O objetivo principal é esclarecer os munícipes que utilizam as ilhas ecológicas de que os espaços devem ser usados somente para o descarte de materiais recicláveis como vidro, metal, papel e plástico, além de óleo usado em frituras, devidamente embalado em garrafas plásticas.

Para os demais materiais, o município dispõe do Ecoponto de Inertes, no Jardim João Pioli, que foi criado pela Prefeitura para que a população pudesse destinar entulhos de pequenas reformas, galhos e restos de podas, equipamentos eletrônicos e até móveis velhos.

O trabalho de divulgação do Ecoponto de Inertes também é feito nas lojas de materiais de construção da cidade, onde os clientes são abordados e orientados sobre o local correto para descartar de forma gratuita pequenas quantidades de entulhos. Localizado na avenida Artes e Ofícios, o espaço funciona diariamente, inclusive aos sábados e domingos, das 7h às 19h. A proposta do município com o serviço é inibir descartes irregulares em terrenos e áreas verdes da cidade, o que prejudica a limpeza urbana, o meio ambiente e até a saúde pública.

Com a coleta seletiva em Indaiatuba, além de contribuir com o meio ambiente, o munícipe também faz um trabalho social, porque ajuda o Fundo Social de Solidariedade (Funssol). Todos os recursos da venda dos materiais recolhidos são destinados ao Fundo e utilizados em cursos de geração de renda e também em assistência às pessoas em vulnerabilidade social.

Patricia Lisboa

Recent Posts

Bosque do Saber recebe a 82ª edição do Domingo Ecológico

Evento conta com várias atrações gratuitas, como teatro e atividades interativas

5 horas ago

3ª edição do Pedal de Natal está com as inscrições abertas

Evento acontece na primeira semana de dezembro e é organizado pelo Departamento Municipal de Turismo

6 horas ago

“Tons Natalinos”: Acafi realiza concertos dias 7 e 8 de dezembro

Apresentações acontecem no palco em frente à Prefeitura e no Mosteiro de Itaici, com entrada…

12 horas ago

Natação de Indaiatuba conquista o 3º lugar no Campeonato Paulista Júnior e Sênior de Verão e SP Open

Dois atletas do município atingiram recorde paulista: Lucas Batista Gomes e Mercedes Carolina Toledo

19 horas ago

Secretaria de Cultura realiza eventos neste final de semana em comemoração ao Dia da Consciência Negra

Programação conta com shows, exposição e exibição de filme

19 horas ago

3ª Caminhada Antirracista marca Dia da Consciência Negra em Indaiatuba

Ação foi promovida pelo Conselho de Promoção da Igualdade Racial

2 dias ago