Ação Mulher foi realizado, no Ciaei, na noite da última segunda-feira (Foto: Patrícia Lisboa/Dropes)
Por Patrícia Lisboa
As secretarias de Cultura e de Segurança Pública de Indaiatuba realizaram o evento Ação Mulher, na Sala Acrísio de Camargo, no Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba (Ciaei), na noite de segunda-feira (14/8), para comemorar os cinco anos do Programa Ação Mulher, que combate a violência contra a mulher, em Indaiatuba.
A coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs) da região de Campinas abrangidas pelo Deinter-2, Maria Helena Taranto Joia, foi a palestrante do evento. Confira a entrevista dela ao DROPES, no vídeo abaixo:
CAMINHO DAS ROSAS
O Programa Caminho das Rosas foi criado, em 2018, e, no primeiro ano, chegou a atender 188 mulheres. Foi registrado um aumento de 58,5% comparando o período de implantação até os dados deste ano, quando foram contabilizados, até o momento, 298 atendimentos. Nos cinco anos, foram computados 331 flagrantes.
O atendimento da vítima é realizado por meio de escuta individual e da oferta de serviços que auxiliam a mulher sair do círculo de violência.
Além disso, a vítima pode se cadastrar no aplicativo SOS Caminho das Rosas, que emite alerta ao COI (Centro de Operações e Inteligência) da Guarda Civil. Essa tecnologia permite que os guardas recebam os dados do possível agressor e o sinal com a localização da vítima, para o imediato atendimento da ocorrência. O aplicativo conta com recebimento de mensagens de áudio, fotos, além de disponibilizar um chat entre um guarda civil e a vítima.
NÚMEROS
Nestes cinco anos de atuação, o Caminho das Rosas tem registrado aumento no número de atendimentos gerais e flagrantes. Em 2018, foram 188 atendimentos e 22 flagrantes. Em 2019, 241 atendimentos e 71 flagrantes. Em 2020, 308 atendimentos e 63 flagrantes. No ano de 2021, foram 341 atendimentos e 72 flagrantes. No ano passado, aconteceram 421 atendimentos e 58 flagrantes. Em 2023, até o momento, foram contabilizados 298 atendimentos e 45 flagrantes. Nos últimos cinco anos, foram registrados 1.797 atendimentos e 331 flagrantes.
De acordo com os dados coletados de 2018 até o agora, 1.241 mulheres possuem medidas protetivas cadastradas e foram realizadas 6.457 rondas pela Guarda Civil em locais que possuem vitimas vulneráveis. Já no SOS Caminho das Rosas constam 502 usuários ativos e, em cinco anos, o alerta foi acionado 105 vezes.
DENÚNCIAS
Em Indaiatuba, os casos de violência contra a mulher podem ser denunciados pelo telefone 153 (Guarda Civil) ou também pelo 190 (Polícia Militar).
Em episódio do PodCast do Dropes, a presidente da sociedade mantenedora, Maria Paula Bannwart Amgarten,…
A conversa é com Maria Paula Bannwart Amgarten, presidente da Sociedade Escolar São Nicolau de…
Nova coluna assinada pela jornalista Patrícia Lisboa, editora do site de notícias, tem estreia confirmada…
Em Indaiatuba, nesta sexta, ocorre muita nebulosidade e há chance de chuva; no sábado e…
O calendário de pagamento vai de 24 de abril até 8 de maio
A vítima é uma mulher, de 83 anos; ainda há 876 notificações de casos suspeitos…