O Programa Caminho das Rosas foi implementado em 2018 (Foto: Arquivo/Patrícia Lisboa/Dropes)
A Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Pública, realiza a 7ª edição do Ação Mulher de Indaiatuba, no dia 14 de agosto, às 19h, no Ciaei. No evento, serão apresentados dados do Programa de Prevenção à Violência contra a Mulher – Caminho das Rosas, que foi implantado há cinco anos no município, e é focado na prevenção da violência contra a mulher. Além disso, contará com a atração musical da Banda Sync2.
O programa Ação Mulher foi criado com o objetivo de estreitar laços entre os mais diversos setores em busca de ações que promovam melhores resultados sociais. Desde então, passou a realizar palestras, oficinas e ações em prol das mulheres. Mas a grande virada viria com o anúncio do programa Caminho das Rosas, focado na prevenção da violência contra a mulher.
Lançado em setembro de 2018, em conjunto com as secretarias de Saúde, Segurança, Cultura e Família e Bem-Estar Social, o programa oferece treinamentos, visando o atendimento e acolhimentos destas mulheres, e apresentou o aplicativo SOS Caminhos das Rosas, criado para mulheres que possuem medida protetiva.
O programa foi idealizado pela primeira-dama e secretária de Cultura, Tânia Castanho, e conta com a atuação das secretarias Assistência Social, Esportes, Governo, Saúde e Segurança Pública, por meio da Prefeitura de Indaiatuba. “O programa foi planejado por muitas secretarias para que pensássemos em todos os detalhes e proporcionarmos efetivamente a segurança e todos os cuidados às mulheres que nos procuram, pois já estão fragilizadas e nosso papel é dar todo o suporte. Por meio dele obtivemos um aumento significativo no número de atendimentos e flagrantes no decorrer destes cinco anos de funcionalidade”, explica a secretária de Cultura, Tânia Castanho.
Para o bom desempenho, o programa conta com profissionais treinados para identificar possíveis vítimas de violência. Além do apoio da DDM (Delegacia da Defesa da Mulher) nos registros de flagrantes, denúncias e onde fica uma equipe da Guarda Civil para acolhimento da vítima e da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que esclarece como funciona a medida protetiva e os diretos da mulher.
O atendimento da vítima é realizado através de escuta individual e oferta de serviços que auxiliam a mulher sair do círculo de violência. Em Indaiatuba os casos de violência contra a mulher podem ser denunciados pelo telefone 153 (Guarda Civil) ou também pelo 190 (Polícia Militar).
Ainda de acordo com a secretária de Cultura é necessário a apresentação dos números para que a população conheça a eficácia “ Chegando os dados a cada vez mais pessoas faz com que as mulheres tomem coragem de procurar e também intimide o agressor, que vem das mais diversas faixas etárias e está em todas as classes sociais, sem exceção”, esclarece.
CAMINHO DAS ROSAS
O programa Caminho das Rosas foi criado em 2018 e, no primeiro ano, chegou a atender 188 mulheres. Foi registrado um aumento de 58,5% comparando o período de implantação até os dados deste ano, sendo contabilizados 298 atendimentos em 2023. Ao longo deste período foram computados 331 casos de flagrantes.
O atendimento da vítima é realizado por meio de escuta individual e oferta de serviços que auxiliam a mulher sair do círculo de violência. Em Indaiatuba, os casos de violência contra a mulher podem ser denunciados pelo telefone 153 (Guarda Civil) ou também pelo 190 (Polícia Militar). Além disso, a vítima pode se cadastrar no aplicativo SOS Caminho das Rosas que emite um alerta, encaminhado para o COI (Centro de Operações e Inteligência) e também para viatura mais próxima, da solicitante é informada imediatamente. Essa tecnologia permite que os guardas recebam os dados do possível agressor e o sinal com a localização da vítima que é reenviado a cada dois minutos. O aplicativo conta com recebimento de mensagens de áudio, fotos, além de disponibilizar um chat entre um guarda civil e a vítima.
Em episódio do PodCast do Dropes, a presidente da sociedade mantenedora, Maria Paula Bannwart Amgarten,…
A conversa é com Maria Paula Bannwart Amgarten, presidente da Sociedade Escolar São Nicolau de…
Nova coluna assinada pela jornalista Patrícia Lisboa, editora do site de notícias, tem estreia confirmada…
Em Indaiatuba, nesta sexta, ocorre muita nebulosidade e há chance de chuva; no sábado e…
O calendário de pagamento vai de 24 de abril até 8 de maio
A vítima é uma mulher, de 83 anos; ainda há 876 notificações de casos suspeitos…